nsc
nsc

Fogo

Bombeiros são impedidos de passar para conter incêndio no Parque do Rio Vermelho, afirmam comandante e IMA; entidade quilombola nega

Compartilhe

Renato
Por Renato Igor
15/03/2020 - 21h26 - Atualizada em: 15/03/2020 - 22h00
Combate a incêndio no Parque Rio Vermelho, em Florianópois, chega ao quinto dia  (Foto: Arcanjo/Divulgação)
Combate a incêndio no Parque Rio Vermelho, em Florianópois, chega ao quinto dia (Foto: Arcanjo/Divulgação)

Os bombeiros foram impedidos de passar pelo Camping do Rio Vermelho para combater focos de incêndio no Parque Estadual do Rio Vermelho na manhã da última sexta-feira (13), em Florianópolis. A informação é de Adriana Nunes, coordenadora do parque, pelo Instituto de Meio Ambiente (IMA) e do comandante do 1° Batalhão dos Bombeiros e piloto do Arcanjo, coronel Diogo Bahia Losso.

O parque registra focos de incêndio entre a lagoa e a rodovia desde a última quarta-feira (11) e na sexta-feira apareceram queimadas no lado oposto, entre o mar e a estrada.

“Nós fomos impedidos de ter acesso. A comunidade da associação remanescente quilombola Vidal Martins está utilizando o camping e estamos com o acesso impedido”, afirma a coordenadora do parque.

O comandante do 1° Batalhão dos Bombeiros e piloto do Arcanjo, coronel Diogo Bahia Losso, afirmou que o fogo foi confirmado às 10h30min de sexta-feira através de imagens de drone.

“Nunca vivi uma situação assim em 26 anos de bombeiros. O impedimento ao nosso acesso agravou a situação do fogo. Eles falaram que não havia fogo, mas nós tínhamos imagens de drone”, disse Losso.

No sábado pela manhã (14) a entrada dos bombeiros foi, enfim, permitida, segundo informou o coronel Losso. Na sexta-feira a "ocupação" quilombola recebeu a visita de integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) que chegaram em dois ônibus e deixaram o local após o almoço.

A presidente da Associação Quilombola Vidal Martins, Helena Jocélia Vidal de Oliveira, negou que os membros da “ocupação” impediram a passagem dos bombeiros:

"Isso não aconteceu. Jamais faríamos isso", afirmou.

Segundo o coronel Losso, o fogo continua no parque neste domingo mas os bombeiros conseguiram diminuir a fumaça.

Confira a entrevista concedida neste sábado pelo comandante dos Bombeiros em Florianópolis, coronel Diogo Bahia Losso:

Renato Igor

Colunista

Renato Igor

Apresentador e comentarista na CBN Diário e NSC TV, Renato Igor faz análises e traz as notícias sobre o que acontece em Santa Catarina e o que influencia os rumos do Estado.

siga Renato Igor

Renato Igor

Colunista

Renato Igor

Apresentador e comentarista na CBN Diário e NSC TV, Renato Igor faz análises e traz as notícias sobre o que acontece em Santa Catarina e o que influencia os rumos do Estado.

siga Renato Igor

Mais colunistas

    Mais colunistas