A ideia de Lula 3 em mudar a lei que regulamenta o funcionamento das agências reguladoras é um retrocesso. Esse é o sentimento do deputado federal  Jorge Goetten (Republicanos), senador  Esperidião Amin (PP) e de Silvio César dos Santos Rosa , Diretor de Energia, Gás e Recursos Minerais da Agência de Regulação de Serviços Públicos de Santa Catarina (Aresc). Os três participaram do programa Conversas Cruzadas da CBN Floripa desta sexta-feira (1).

Continua depois da publicidade

NSC Total lança comunidade exclusiva de Colunistas no WhatsApp

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva quer mudar as regras atuais sobre o mandato dos diretores de agências reguladoras. Lula defendeu que esses mandatos coincidam com o do presidente da República.

A ideia das agências é justamente apartá-las da contaminação política. O propósito delas é que tenham autonomia e pessoal capacitado e concursado. Elas passaram nos últimos anos por aparelhamento político e redução de estrutura. O caminho, entretanto, não é piorar o sistema dando poder ao governo de plantão de interferência, mas melhorar os processos e até impor mais rigor na ocupação dos cargos de direção. 

 — É um grave retrocesso. Essa proposta do Planalto é para ter a  capacidade de transformar a agência em cargos políticos. Precisamos aperfeiçoar os mecanismos de provimento pelo governo e exame pelo Senado —  disse Amin.

Continua depois da publicidade

Leia Mais

Sem edital da prefeitura, empresa não consegue doar e idoso fica sem projeto em Florianópolis

Hospital de Florianópolis inicia tratamento inédito no Sul para arritmia cardíaca

Bandidos “fazem a limpa” novamente em ponto turístico de Florianópolis