A Caravana da Reurb, iniciativa dos cartórios catarinenses, registra um aumento de 40% no número de regularizações fundiárias em apenas nove meses, alcançando a marca de 42.739 unidades regularizadas.

Continua depois da publicidade

NSC Total lança comunidade exclusiva de Colunistas no WhatsApp

A ação tem percorrido diversas regiões catarinenses, auxiliando prefeituras e comunidades na implementação da Regularização Fundiária Urbana (Reurb), conforme previsto na Lei Federal nº 13.465/2017. A legislação estabelece diretrizes para a regularização de núcleos urbanos informais, garantindo segurança jurídica às famílias, promovendo o direito à moradia e impulsionando o desenvolvimento urbano sustentável. 

Regularizações de imóveis em SC

A Caravana da Reurb se tornou a maior ação de regularização fundiária da história de Santa Catarina. Ela é realizada pelo Registro de Imóveis do Brasil – Seção de Santa Catarina (RIB/SC), com participação da Corregedoria-Geral do Foro Extrajudicial, Federação Catarinense de Municípios (Fecam), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) e apoio da Associação dos Notários e Registradores de Santa Catarina (Anoreg). 

Até 2025, o projeto vai percorrer todas as 21 macrorregiões catarinenses.

Continua depois da publicidade

A lei da REURB não permite a regularização em áreas de risco. Entre os benefícios para os moradores que têm seus imóveis regularizados, estão o acesso a serviços básicos como água, esgoto, energia e, também, melhoria da infraestrutura, como pavimentação e calçadas.

O imóvel passa a existir formalmente, o que dá segurança jurídica ao proprietário e traz valorização do bem.

Leia Mais

Lei que permite cães na praia afasta Floripa de mais locais com bandeira azul

Liberação de cachorro nas praias de Florianópolis contraria a ciência