Não durou dois meses a ideia da prefeitura de Florianópolis de instalar um corredor exclusivo de ônibus na SC-401 a partir da temporada de verão, com as futuras terceiras faixas. Mesmo com cerca de 50% dos trabalhos concluídos, a medida se mostrou inviável. Para priorizar o transporte coletivo, seria necessário que todo o trecho das novas pistas estivesse finalizado, garantindo fluidez e, principalmente, segurança.
Continua depois da publicidade
No dia 15 de outubro, durante o evento de lançamento da Operação Verão, no Floripa Airport, a prefeitura anunciou o corredor na estrada estadual mais movimentada de Santa Catarina.
Veja fotos das obras na SC-401:
Naquela data, o site da prefeitura destacou as melhorias previstas para a temporada:
“Todo visitante que chegar à Florianópolis encontrará uma série de melhorias na infraestrutura urbana. Neste período, algumas entregas se destacam, sendo duas das principais parcerias com o governo estadual: a nova Ponte da Lagoa da Conceição, com trânsito liberado e área de lazer no entorno concluída até dezembro, e a terceira faixa da SC-401, que deve funcionar como corredor exclusivo para ônibus e outros veículos pesados, desafogando as outras vias e trazendo mais agilidade ao transporte público.”
A Ponte da Lagoa está pronta, mas os corredores exclusivos na SC-401 não serão realidade no verão de 2026 em Florianópolis.
Continua depois da publicidade
Liberações
Até o dia 19 de dezembro, a Secretaria de Infraestrutura (SC) pretende liberar a terceira faixa na região do Morro das Madeireiras — um gargalo histórico — e também na reta do Centro Administrativo. Além disso, devem ser concluídos novos trechos de terceiras faixas e as ruas marginais que já estão em funcionamento.
Prazo
O contrato estabelece a conclusão das obras para o segundo semestre de 2026, mas o governo estadual afirma que pretende entregar antes do prazo.






