O Sul de Santa Catarina vive uma onda de reproduzir obras icônicas internacionais e de importar estes símbolos. É o caso da prefeitura de Pedras Grandes que está construindo uma réplica da Torre de Pisa.

Continua depois da publicidade

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

O município tem um Pacto de Amizade com a cidade italiana de Belluno. Com isso, boa parte das ações da prefeitura são voltadas para a preservação da história e valorização da cultura italiana, como forma de promover o turismo no lugar que sediou a primeira colônia de imigrantes italianos no final do século XIX.

Um dos projetos em andamento, no pequeno município de cerca de 4 mil habitantes, é a construção de uma réplica da Torre de Pisa. A intenção é atrair milhares de visitantes.

A versão brasileira da Torre de Pisa terá 27 metros de altura e 7,5 de diâmetro. A original, que fica em Pisa, na região da Toscana, tem 57 metros de altura e 15 de diâmetro e cerca de 5% de inclinação.

Continua depois da publicidade

Depois de pronta, ela  sediará um museu digital da colonização e uma escola de língua italiana. O prazo de entrega da obra foi recalculado e a inauguração ficará para o final deste ano ou início do próximo ano.

A Charmosa Nova Veneza é uma das quatro cidades do mundo que receberam de doação do governo de Veneza, na Itália, uma gôndola. Ela está em Santa Catarina e é a principal atração da cidade, desde 2006. Agora, a ideia é construir canais para que seja possível realizar um passeio com a embarcação, em Nova Veneza.

Ainda no Sul, em Criciúma, o colega Ânderson Silva informou que o prefeito Clésio Salvaro foi à Força Aérea Brasileira com um pedido inusitado. Ele quer trazer para a cidade do Sul de Santa Catarina a réplica de um foguete.

O foguete seria instalado no parque astronômico da cidade. A ideia é ampliar o espaço e elevar o conhecimento das crianças e adolescentes, além de promover o turismo científico na região.

Continua depois da publicidade

Leia Mais:

Florianópolis está fora do Mapa do Turismo do Brasil

Destaques do NSC Total