O anúncio feito pelo governador Jorginho Mello de que a concessão do Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira (LHS), em Canasvieiras, não irá mais acontecer repercutiu negativamente entre as entidades empresariais. O chefe do Executivo estadual afirmou, nesta quinta-feira (13), que o espaço terá um novo destino: um centro de formação de professores e de educação profissionalizante.

Continua depois da publicidade

A decisão frustrou profundamente o trade turístico, já que se tratava de uma das principais demandas do setor. O Destino Floripa & Região atuou intensamente pela concessão do equipamento e, neste ano, após uma audiência com a Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa, o Parlamento também cobrou do governo estadual o lançamento da licitação, que chegou a ser anunciada no meio do ano. A apuração da coluna é de que o edital já estava praticamente pronto para ser publicado.

Veja imagens do edifício

O presidente do Destino Floripa, Mário Costa Júnior, sempre destacou que a não concessão gera prejuízos ao turismo da cidade. Agora, avalia ele, a conta tende a aumentar, já que o Estado precisará investir ainda mais recursos para transformar um equipamento projetado para sediar eventos em um espaço com outra finalidade.

“Ainda que todas as áreas sejam importantes, como a educação, um centro de eventos gera emprego, renda e alavanca a economia, inclusive revertendo tributos para o Estado que podem ser aplicados em setores como a educação”, afirma Mário.

Fortalecer o turismo de eventos, aliás, foi um dos pilares anunciados pelo presidente eleito do Destino Floripa & Região, Rubens Regis, que tomou posse ontem para um mandato que começa em janeiro de 2026.

Continua depois da publicidade

“Essa decisão representa a perda de um potencial gigantesco que há mais de 10 anos aguardava solução. O turismo perde muito — a cidade e o Estado também — diante do potencial econômico de um equipamento desse porte. Florianópolis precisava de mais uma opção para comportar eventos de grande porte. É uma demanda real e não atendida”, ressalta Rubens.

Fortur

O Fórum de Desenvolvimento de Turismo da Grande Florianópolis (Fortur) também lamentou a mudança de rumo para o Centro de Eventos LHS.

“O maior absurdo do ano. O Centro de Eventos de Canasvieiras destinado à Secretaria de Educação do Estado. Floripa é uma cidade turística de excelência e o que poderia servir para uma melhoria permanente sofre o revés de autoridades que deveriam valorizá-lo. O turismo traz forte contribuição econômica, apesar das nossas autoridades. O caso deste centro de eventos é típico de falta de vontade política, pois o de Balneário Camboriú foi concedido em tempo recorde. Não se fez do LHS porque não se quis fazer”, afirmou Hamilton Peluso, subcoordenador do Fortur.