As vendas de Santa Catarina aos Estados Unidos – nosso principal parceiro comercial – deram um salto no mês de julho, logo após o anúncio do tarifaço na segunda semana no mês, mas antes da vigência das taxas de 50%, o que passou a valer no dia seis de agosto. Os catarinenses aceleraram a remessa de carga para fugir das novas regras.
Continua depois da publicidade
Houve um crescimento expressivo das exportações catarinenses no mês. De acordo análise da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC) sobre dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), dos 100 produtos catarinenses mais exportados aos EUA, metade deles aumentou suas vendas em pelo menos o dobro do registrado em julho de 2024 (veja lista no final do texto).
As cidades de SC que mais exportam aos EUA
As vendas aumentaram até para produtos isentos. Até itens que não eram comercializados com os EUA, como sucos de uva e maça, foram enviados.
Esta antecipação impactou desde os setores do agronegócio aos que produzem maquinário para a produção industrial.
“Infelizmente, neste caso, o aumento destas exportações não é algo a ser celebrado. Pelo contrário. Demonstra o cenário de incerteza econômica que o setor produtivo catarinense está enfrentando”, explica o diretor de Relações Internacionais da FACISC, Evaldo Niehues Junior.
Continua depois da publicidade
Para se ter uma ideia, madeiras serradas e compensadas produzidas em SC aumentaram, respectivamente, em 137% e 117% as vendas para os EUA em julho, em relação ao mesmo período do ano passado.
O tabaco não manufaturado, que está entre os produtos taxados em 50%, registrou um aumento de 700% nas vendas para os EUA em julho. Isso que o país nem é o principal parceiro comercial do Brasil nesta cultura, que é produzida principalmente no Extremo Sul catarinense e tem como principal comprador a Bélgica.
Em julho do ano passado, empresas catarinenses não exportaram sucos de maçã e de uva aos EUA (posteriormente contemplados na lista de isenção tarifária) e, neste ano, no mesmo mês, venderam US$ 4,0 milhões,, além de óleos e gorduras animais, que cresceram 240% suas vendas no período.
Máquinas e equipamentos mecânicos catarinenses aumentaram em 284% as vendas aos EUA – o maior montante já exportado de toda a série histórica. O produto, que se destaca no Vale do Itajaí, não está isento da tarifa de 50% e teve os EUA como segundo maior comprador em 2024.
Continua depois da publicidade
No Planalto Norte de SC, o destaque para o crescimento das exportações aos EUA em julho ficou com os refrigeradores, com crescimento de 170%. No Norte, painéis para comando elétrico e máquinas e aparelhos para embalar mercadorias, com crescimento de 254% e 407%, respectivamente. No Oeste, turbinas hidráulicas, com crescimento de 959% em comparação a julho de 2024.
“Os efeitos negativos nas exportações virão nos próximos meses, principalmente aos setores não contemplados pela isenção tarifária”, avalia o diretor de Relações Internacionais.
Veja a lista dos 100 produtos de SC mais vendidos aos EUA
- Obras de carpintaria para construções
- Motores elétricos
- Partes de motor
- Madeira compensada
- Madeira serrada
- Outros móveis
- Madeira em forma
- Tabaco não manufaturado
- Máquinas e aparelhos, mecânicos, com função própria
- Partes e acessórios para veículos
- Compressores de ar
- Suco de frutas
- Transformadores elétricos
- Cerâmica não vitrificada
- Iates
- Gorduras e óleos não comestíveis
- Recipientes de papel
- Outros preparos de couros de bovinos e equinos
- Madeira MDF
- Gelatina
- Carne suína
- Mel
- Bombas de líquidos
- Refrigeradores
- Gordura de bovinos, ovinos e caprinos
- Instrumentos médicos
- Peixes congelados, exceto filé
- Paineis para comando elétrico
- Máquinas e aparelhos, para trabalhar borracha ou plástico
- Turbinas hidráulicas
- Outros artigos de madeira
- Outros aparelhos para conexão de circuitos elétricos
- Máquinas e aparelhos para embalar mercadorias
- Outras máquinas para fabricação de alimentos ou bebidas
- Turbinas a gás
- Madeira densificada
- Aparelhos de elevação
- Peptonas
- Máquinas para colheita
- Máquinas e aparelhos de uso agrícola
- Aparelhos de controle
- Peças de locomotivas
- Outros compostos organo-inorgânicos
- Álcoois cíclicos
- Tampas de plástico
- Peixes frescos, exceto filé
- Ferramentas de madeira
- Louças de cerâmica
- Estruturas de ferro
- Silicone
- Farinhas de carnes, peixes e miudezas
- Artefatos para construção, de plástico
- Veios de transmissão
- Roupas de cama, mesa e banho
- Assentos
- Sucos
- Elementos de vias férreas
- Produtos semimanufacturados de ferro ou aço
- Gordura de porcos e aves
- Aparelhos para análises físicas ou químicas
- Utensílios de madeira para cozinha
- Oxigênio compostos heterocíclicos
- Outros produtos de plástico
- Telefones
- Extratos de chá e café
- Moluscos
- Tall oil
- Outros produtos não comestíveis de animais
- Chapas de plástico, não associadas a outros materiais
- Semicondutores
- Máquinas para seleção e peneiração de grãos
- Válvulas
- Máquinas para selecionar terra, pedras e minérios
- Outras preparações alimentícias
- Máquinas de terraplanagem
- Jóias
- Fios de algodão para venda a retalho
- Carbonato de magnésio
- Pigmentos
- Partes de aparelhos de aeronaves e aparelhos espaciais
- Lâminas de corte
- Centrífugas
- Laminadores de metais
- Sobretudos e capas, masculinos
- Acessórios elétricos de energia
- Outros fármacos
- Outros motores
- Partes para máquinas e motores
- Fios de algodão com pelo menos 85% de algodão
- Veículos
- Microfones e fones de ouvido
- Aparelhos e instrumentos de pesagem
- Carbonatos
- Outros produtos de ferro
- Equipamentos de transmissão
- Mate
- Camisetas de malha
- Produtos para o cabelo
Leia Mais
Após quatro meses do incêndio na BR-101, Morro dos Cavalos tem 3 propostas e nenhuma solução
Continua depois da publicidade
A nova aposta internacional do turismo da Grande Florianópolis
 
				 
                                     
                            
                            



