O futuro do turismo de Florianópolis passa por melhorar a vida de quem mora aqui. A jornada do turista na capital será proporcionalmente melhor quanto mais qualidade de vida o contribuinte local tiver.
Continua depois da publicidade
NSC Total lança comunidade exclusiva de Colunistas no WhatsApp
Duas questões são fundamentais: mobilidade urbana e saneamento básico.
Mobilidade
A cidade cresceu, a frota de veículos aumentou e a população só sobe. Em contrapartida, não temos a mesma proporção de oferta de transporte coletivo de qualidade. O Plamus, que tem cerca de dez anos, previa corredores exclusivos de ônibus. Nada saiu do papel.
Veja fotos das principais praias de Florianópolis
Houve avanços na ampliação de ciclovias e o Formiguinha nos Morros é um sucesso.
Continua depois da publicidade
Entretanto, não temos articulação metropolitana, integração dos modais e cidades e a perspectiva no curto prazo é assustadora.
A Região Metropolitana precisa de um projeto de longo prazo e que tenha continuidade. Neste sentido, é elogiável a iniciativa do governo Jorginho Mello em buscar o Banco Mundial (BM) com o propósito de atualizar os dados do Plamus e pensar em soluções de transporte de massa, principalmente através do BRT (ônibus rápido), veículo leve sobre trilhos (VLT), se houver viabilidade, e transporte marítimo. Os técnicos do BM vão apontar o modelo. Que seja seguido e saia da maquete.
Saneamento
Avançamos em saneamento em Florianópolis. No final de 2023 houve a inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) dos Ingleses, há poucos dias começou a operar a ETE do João Paulo e tem a perspectiva da ampliação da ETE Insular, no Centro, e a conclusão da interminável obra da ETE do Rio Tavares, embora ainda não se saiba, ainda, para onde irá o efluente tratado desta última.
Preocupa que, mesmo com a inauguração de obras, seguimos com problemas nos locais das estações. Os Ingleses apresentaram problemas sérios de balneabilidade na temporada; e Canasvieiras, que tem quase 100% de rede, da mesma forma. Foram milhares os casos de viroses na temporada.
Continua depois da publicidade
Então, é preciso avançar na eficiência das ETEs e em um programa forte e que tenha continuidade para forçar as pessoas a se conectarem corretamente ao sistema de coleta e tratamento. Não existe turismo de qualidade, que vive de sol e mar, em águas poluídas.
Casan
Não será com o modelo de sempre que iremos conseguir resultados diferentes. É preciso atrair o setor privado para o saneamento com transparência no processo licitatório e agências fortes na execução dos contratos. O modelo pensado nos bastidores do Centro Administrativa coloca a Casan na função estratégica de cuidar dos mananciais, tratar a água e vender para as empresas privadas, que seriam responsáveis pela distribuição, manutenção e tratamento de esgoto.
É uma forma de se chegar à universalização dos serviços em 2033, conforme prevê o Marco do Saneamento. É a única forma, pois o recurso público é insuficiente para avançar na velocidade necessária.
Turismo
Florianópolis não possui nenhum equipamento turístico novo nos últimos tempos. Parece piada, mas o mais recente é a velha nova Ponte Hercílio Luz. O belo novo aeroporto entra no quesito infraestrutura vital, mas não produto turístico.
Continua depois da publicidade
Não há segurança jurídica, a ideologia contra o capital e política tomam conta, basta ver a resistência no caso da Ponte da Lagoa da Conceição e do Futuro Parque Público e Marina da Avenida Beira-Mar Norte.
A dicotomia meio-ambiente x desenvolvimento econômico não existe mais, é um debate primitivo. Precisamos de desenvolvimento econômico com preservação ambiental.
Para isso, precisamos focar no turismo de qualidade, bons produtos e equipamentos e sempre com o olhar da sustentabilidade social, econômica e ecológica.
Não temos um planejamento de longo prazo e, tampouco, profissionalização na gestão pública do turismo. Aceitam-se os nomes indicados pela política sem o perfil técnico, muitas vezes. Neste aspecto, as entidades precisam cobrar do Poder Público para que pessoas capacitadas assumam os postos de comando.
Continua depois da publicidade
Sul da Ilha
Faz bem a prefeitura de Florianópolis em criar um programa de incentivo fiscal para a região da concessão da Floripa Airport. A ideia é tornar aquele vasto espaço em uma nova opção de lazer, com hotéis, bares, restaurantes, lojas e casas de shows. A inspiração é a Disney Springs.
Qualidade
Florianópolis, que completa 352 anos, tem desafios e oportunidades. É uma cidade fantástica, incomparável com as demais capitais brasileiras. O desafio é preservar o que temos e até melhorar a qualidade de vida de quem nasceu aqui ou escolheu essa cidade para morar.
Um esforço coletivo, que cabe a todos nós.
Feliz aniversário Floripa.
Leia Mais
Cinco cidades de SC irão receber R$ 7 bilhões em investimentos









