nsc
nsc

Opinião

Impasse na reforma da previdência em SC é reflexo de decisão política do governo federal

Compartilhe

Renato
Por Renato Igor
01/08/2021 - 08h04
Reforma da previdência em SC
Reforma da previdência em SC (Foto: arquivo NSC)

O principal impasse da Reforma da Previdência que tramita na Alesc tem origem na reforma federal de 2019. Isso porque o presidente Jair Bolsonaro excluiu os militares e estendeu esse benefício às PMs estaduais, em lei federal que o Estado é obrigado a cumprir.

> Receba as principais informações de Santa Catarina pelo WhatsApp

Mas, a​gora os policiais civis e penais querem o mesmo tratamento. Só que, essa redução nas classes da segurança pública desidrata o resultado econômico da reforma, e o seu custo será pago principalmente por  professores, profissionais da saúde, entre outros.

> Veja o quadro de medalhas dos Jogos Olímpicos

Financeiramente, o ideal é fazer como no Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Bahia e Ceará, que acionaram o Supremo Tribunal Federal (STF) e definiram para os policiais militares a mesma contribuição e regras dos civis. Não se desmerecem, evidentemente,  os riscos e demais especificidades da carreira policial, mas isso se resolve de outra forma, e não com questões exclusivamente financeiras e de equilíbrio atuarial.

Porém, aqui o governador é militar, e Moisés, após 2 anos de constante transtorno político, não deve querer comprar essa briga com a sua classe.

Um parlamentar comentou à coluna que qualquer assunto de reforma que alguém leva para discutir com o presidente, Bolsonaro reage da mesma forma: “Só deixa os militares de fora”.

Leia Mais:

Entenda o que é o “delay” da vacina para Covid-19 em SC

SC destrava R$ 10 bi em empreendimentos após licenciamento ambiental; saiba onde

Alunos com sintomas de Covid-19 serão testados em SC

Gasto com vereador de Florianópolis é o mais alto entre maiores cidades de SC; entenda

Frio intenso pode congelar água das torneiras em SC; veja o que fazer

Efeitos colaterais da Pfizer; veja os sintomas mais relatados

SC amanhece com frio extremo de -8,9 °C e abaixo de zero em todas as regiões; veja fotos

Renato Igor

Colunista

Renato Igor

Apresentador e comentarista na CBN Diário e NSC TV, Renato Igor faz análises e traz as notícias sobre o que acontece em Santa Catarina e o que influencia os rumos do Estado.

siga Renato Igor

Renato Igor

Colunista

Renato Igor

Apresentador e comentarista na CBN Diário e NSC TV, Renato Igor faz análises e traz as notícias sobre o que acontece em Santa Catarina e o que influencia os rumos do Estado.

siga Renato Igor

Mais colunistas

    Mais colunistas