A Justiça Federal determinou a demolição de quatro restaurantes e de uma casa localizada no costão da praia da Joaquina, no leste da Ilha de Santa Catarina, em Florianópolis. O Acórdão da decisão foi publicado no dia 31 de outubro de 2023, pelo desembargador federal Cândido Alfredo Silva Leal Junior.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

O despacho determina “a demolição das edificações pertencentes aos réus Tânia Busch Wanderley (casa no Costão com vista para o mar), Oliveira & Oliveira Bar e Restaurante Ltda., CLE Restaurante Ltda. ME, Restaurante Maurilio Ltda. EPP e Lanchonete e Restaurante Pedra Careca Ltda. ME, com subsequente elaboração de PRAD (projeto de recuperação de áreas degradadas ou alteradas) para recuperação ambiental”.

Veja a situação atual da Joaquina:

A ementa da decisão diz que “a manutenção dos imóveis no local, que jamais contaram com autorização dos órgãos ambientais, e que foram contestados judicialmente, é suficiente para caracterizar o dano ao meio ambiente, representado especialmente pela alteração em terreno de marinha, praia marítima, fisionomias dunares, pela ocupação do solo em local de formação de dunas frontais e pela contribuição para a introdução e manutenção de espécies vegetais exóticas”.

Continua depois da publicidade

A ação foi proposta pelo Ministério Público Federal em 2011. A prefeitura e as partes  apresentaram  os  embargos de declaração para tentar reverter a decisão sobre essa decisão.

Leia Mais:

Agro de SC movimenta mais de 5 mil caminhões por dia

Vandalismo pode fazer SC mudar placas de balneabilidade

Oeste de SC sofre sem energia trifásica

Ícone do turismo em SC é homenageado pela preservação da cultura açoriana

Destaques do NSC Total