Os números do Agro revelam a força de um setor de grande impacto e que serve de orgulho pelo que produz em Santa Catarina. A coluna teve acesso a dados exclusivos e que serão revelados nesta terça-feira (25) pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC), que lançará o Mapa do Agronegócio Catarinense, um estudo inédito que detalha os números do agronegócio.
Continua depois da publicidade
NSC Total lança comunidade exclusiva de Colunistas no WhatsApp
O setor emprega formalmente 553 mil pessoas (2023). A soma chega a mais de um milhão de trabalhadores com os informais, o que representa 20% da mão de obra em Santa Catarina. São 38 mil estabelecimentos (14% do total). Os dados são de 2023.
Agro de SC é sucesso
As exportações alcançaram R$ 62,8 bilhões em 2024 (70% do total). A produção do Agro de SC em 2023 foi de R$ 87,3 bilhões.
Continua depois da publicidade
O levantamento reúne dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), oferecendo um panorama detalhado da produção agrícola, do rebanho, das exportações e dos principais polos do estado.
Para o diretor de Ferrovias e do Agronegócio da FACISC, Lenoir Broch, os dados revelam a necessidade de investimentos em infraestrutura e logística para fortalecer o setor. “O agronegócio catarinense é altamente competitivo e um dos mais diversificados do país, mas enfrenta desafios logísticos que impactam sua eficiência. Com esse estudo, podemos entender melhor onde estão as oportunidades e os gargalos, e direcionar esforços para melhorar a competitividade do estado”.
Leia Mais
Governo não vai deixar a UFSC fechar, diz Fórum Parlamentar de SC
Cidade da Grande Florianópolis ganha duas mil novas empresas