Os moradores de Florianópolis são os que menos trocariam de bairro caso precisassem mudar de imóvel, considerando as seis capitais mais populosas do Sul e Sudeste do País, mostra levantamento inédito feito pela startup Loft, que atua no mercado imobiliário. Em Florianópolis, 59% dos moradores afirmam que continuariam no mesmo bairro se precisassem mudar de imóvel. O menor percentual do levantamento apareceu no Rio de Janeiro (43%).

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

A pesquisa “Avaliação dos Bairros” contou com 1.718 entrevistas, em uma amostra representativa dos moradores de Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo. A pesquisa foi feita entre os dias 19 e 29 do último mês, com margem de erro de cinco pontos percentuais, em um intervalo de confiança de 90%.

Moradores de Florianópolis são apegados aos bairros em que vivem

Continua depois da publicidade

“A alta proporção de pessoas que ficariam no bairro é reflexo da boa avaliação geral que os moradores da Capital fazem das suas regiões”, afirma o gerente de dados da Loft, Fábio Takahashi. A pesquisa também mostrou que 88% dos moradores de Florianópolis classificaram seu bairro como bom ou muito bom. Quando questionados a que associam o seu bairro, as opções mais citadas pelos moradores foram presença de mercado/padaria (65%), tranquilidade do entorno (61%) e a proximidade a vias de acesso importantes (58%) –era possível escolher mais de uma opção.

As opções menos citadas foram proximidade com o local de trabalho (26%), presença de linha de ônibus específica (26%) e proximidade da família (29%).

Diferenças

A pesquisa mostra uma diferença importante de percepção dos bairros considerando a classe social dos moradores. Na classe A, 78% afirmaram que suas regiões são boas ou muito boas para viver; o percentual cai para 63% na classe B e para 53% da classe C. 

Em relação à idade, a faixa que mais aprova seus bairros foi a de 35 a 44 anos, com 98% de bom e muito bom; a que menos aprova foi a entre 18 a 24 anos, com 75%.

Continua depois da publicidade

Leia mais

Sul elege número recorde de militares

Adriano explica por que 40% da ruas de Joinville “são de barro”

Prefeitos da Grande Florianópolis querem mudança no Contorno Viário

Destaques do NSC Total