nsc
nsc

Desafio

Mortes de enfermeiros por Covid têm salto em março em SC

Compartilhe

Renato
Por Renato Igor
01/04/2021 - 08h07
Profissionais da saúde enfrentam uma realidade pesada trazida pela pandemia
Profissionais da saúde enfrentam uma realidade pesada trazida pela pandemia (Foto: Joel Saget / AFP)

As mortes de profissionais de enfermagem pela Covid-19 em Santa Catarina atingiram o pior patamar, em março, desde o início da pandemia. De maio do ano passado até agora, 25 enfermeiros, técnicos, auxiliares de enfermagem e obstetrizes perderam a vida. Até dezembro foram 11 óbitos e de dezembro até o momento, mais 14 pessoas, sendo que 11 apenas no mês de março, o pior até agora.

> Mapa Covid de SC hoje: veja em mapa e dados por cidade como está a situação da pandemia

O Conselho Regional de Enfermagem em Santa Catarina (Coren), preocupado com a situação, vai preparar um material de divulgação para a categoria para explicar sobre a janela imunológica e conscientizar sobre a necessidade de não relaxar nos cuidados. A categoria já foi vacinada. Há, entretanto, que alcançar a imunização, tem o tempo adequado para isso e para a vacina passar a ter o efeito desejado.

A coluna presta uma homenagem a estes profissionais que estiveram na linha de frente no atendimento a pacientes com Covid-19. Nosso reconhecimento aos cinco enfermeiros e enfermeiras: Cesar Augusto Nascimento (Florianópolis), Rejane Gonçalves (Itajaí), Ademir da Rocha (Içara), Paulo Sérgio Mirek (Itaiópolis), Andréa Albuquerque (Jaraguá do Sul).

Profissionais da saúde enfrentam uma realidade pesada trazida pela pandemia de coronavírus

Da mesma forma, a homenagem aos 20 técnicos(as) de enfermagem que perderam a vida vítimas da Covid-19: Vanessa Salm (Blumenau), Claudiomiro Rattis (Joinville), Lucia Isolde Rocha Henrique (Joinville), Mariscellis Guerreiro (Içara), Jaqueline Bianco (Timbó), Raquel Budal Arins (Joinville), Luiz Antônio Mello (Chapecó), Antônio Roberto Leandro (Araranguá), Zeni Bueno (Itajaí), Maria José Gomes (Brusque), Adelaide Beninca (Urussanga), Helena Maria de Paula (Brusque), Eliandre Boscato (São Carlos), Rosa Maria Melato (Gaspar), Adriana Honorato de Souza (Criciúma), Ivone Rodrigues Bastos (Monte Castelo), Joanadeli Mendes Correia (Itajaí), Sidnei da Silva Oliveira (Itajaí), Meglyn Fernandes (Florianópolis) e Claudia Denise Soares Santos Camargo(Joinville).

Leia Mais:

Pior mês da pandemia em SC termina com média diária de 107 mortes e longa fila de espera por UTIs

> Calendário da vacina: veja dados da vacinação em cada município de SC no Monitor da Vacina

Renato Igor

Colunista

Renato Igor

Apresentador e comentarista na CBN Diário e NSC TV, Renato Igor faz análises e traz as notícias sobre o que acontece em Santa Catarina e o que influencia os rumos do Estado.

siga Renato Igor

Renato Igor

Colunista

Renato Igor

Apresentador e comentarista na CBN Diário e NSC TV, Renato Igor faz análises e traz as notícias sobre o que acontece em Santa Catarina e o que influencia os rumos do Estado.

siga Renato Igor

Mais colunistas

    Mais colunistas