nsc
    nsc

    Desafios

    Novo secretário de segurança em Florianópolis aponta trânsito, ambulantes e morador de rua como prioridades

    Compartilhe

    Renato
    Por Renato Igor
    19/02/2021 - 10h38
    Novo secretário de segurança em Florianópolis
    Novo secretário de segurança em Florianópolis (Foto: Arquivo NSC)

    O novo secretário de segurança pública de Florianópolis, Araújo Gomes, disse, em conversa com a coluna, que as prioridades da pasta serão as pessoas em situação de rua, os vendedores ambulantes e o trânsito. Trata-se de um problema social muito grave e de difícil solução. Os vendedores ambulantes estão tentando sobreviver. Entretanto, praticam concorrência desleal com o lojista que paga aluguel, energia, água, IPTU, recolhe ICMS e emprega trabalhadores formais.

    >Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp

    Quanto às pessoas que vivem nas ruas, o cenário foi agravado pela crise econômica. Há aqueles que perderam emprego e não conseguem pagar mais o aluguel, mas também os dramas pessoais, familiares e a dependência química.

    O ex-comandante da Polícia Militar (PM-SC) pretende aliar a assistência social com a ordem pública. “A ideia é uma articulação política para lidar com isso, levando-se em consideração o momento no qual nós estamos vivendo e o impacto disso no uso do espaço público da cidade”, afirmou.

    Para melhorar a mobilidade urbana, Gomes defende o uso de ferramentas tecnológicas e integração. “É impossível falarmos em segurança na capital sem pensar de forma metropolitana”, diz o coronel.

    A pasta vai trabalhar num formato semelhante ao aplicado no Estado. Será em formato de colegiado, mas com a figura do secretário e sem rodízio. Farão parte do grupo a Guarda Municipal, Defesa Civil e Susp.

    “Iremos trabalhar com reuniões semanais e baseadas em indicadores”, concluiu o secretário.

    Leia mais:

    > "Vai ser melhor do que ficar em casa", diz mãe de aluno sobre volta às aulas

    Deixe seu comentário:

    Últimas do colunista

    Loading...

    Mais colunistas

      Mais colunistas