nsc
    nsc

    Tributos

    O comércio legal e o consumo consciente fortalecem a função social do imposto

    Compartilhe

    Renato
    Por Renato Igor
    17/08/2020 - 09h44 - Atualizada em: 17/08/2020 - 09h54
    Educação fiscal em debate
    Educação fiscal em debate (Foto: Jessé Giotti, Arquivo NSC)

    O Observatório Social de Santa Catarina (OSB-SC) irá discutir, num webinário nesta terça-feira (18), " A Função Social do Imposto- Comércio Legal e Consumo Consciente". “Será uma oportunidade para aprender, de maneira prática, sobre como exercer a cidadania nas relações de consumo – ao optar por produtos de origem legal, exigir a nota fiscal e fiscalizar a aplicação dos tributos arrecadados pelos poderes públicos”, explica Daniela Zimmermann Schmidt, coordenadora do grupo de trabalho Educação Fiscal Cidadã, organizador do evento.

    A atividade ocorre às 14h e contará com a participação da Procuradora da Fazenda Nacional, Regina Tamami Hirose, e Jair Antonio Schmitt, auditor fiscal da Receita Estadual/SC, que também preside o Conselho Estadual de Combate à Pirataria.

    > Clique aqui para se inscrever no webinário

    Educação Fiscal

    Há o desafio da mudança de cultura em relação ao ato de comprar e vender. “Milhares de pessoas estão envolvidas em diferentes cadeias produtivas, que iniciam na matéria-prima, manufatura, distribuição e comércio. Quando essa corrente funciona de maneira legal e ética, a sociedade é premiada”, considera Daniela. “É preciso cobrar dos agentes públicos, mas cada cidadão precisa cumprir suas obrigações”, acrescenta.

    O Observatório Social do Brasil – Santa Catarina é uma instituição de voluntários empenhados em favor da transparência e da qualidade na aplicação dos recursos públicos. 

    Desafios

    Grande desafio tem o governo federal em atrair os informais para a formalidade. Facilitar a formalização, capacitar o contingente de desempregados, a maioria com baixa formação, e simplificar normas, aumentam a base de tributação e garantem proteção social ao trabalhador. 

    Leia também:

    Hospitais catarinenses recebem doação de remédios para intubação e anestesia

    Promessa de infraestrutura, Ferrovia do Frango terá custo mínimo de R$ 17 bilhões e pode ser inviável

    Grande Florianópolis ultrapassa 300 mortes por covid-19

    Deixe seu comentário:

    Últimas do colunista

    Loading...

    Mais colunistas

      Mais colunistas