Enquanto São José conseguiu a Licença Ambiental Prévia (LAP) para a Beira-Mar de Barreiros, entre a foz do Rio Büchler, divisa com Florianópolis,  até a foz do Rio Três Henriques, a capital patina para conseguir a LAP e assegurar os recursos para a obra.

Continua depois da publicidade

NSC Total lança comunidade exclusiva de Colunistas no WhatsApp

A prefeitura Josefense já tem o aval do Fonplata para garantia de 90% dos recursos e a LAP já está na mão. A verdade é que vizinha da capital estabeleceu o assunto como prioridade.

Veja fotos do projeto da Beira-Mar de São José

Em Florianópolis, o secretário Municipal de Infraestrutura e Manutenção da Cidade, Rafael Rahne, explica que o trecho de São José é menos complexo por ser mais raso.

Além disso, a parte que compete à capital é repleta de solos moles e é mais funda, em função do canal.

Continua depois da publicidade

O IMA pediu um complemento de informações à prefeitura. os novos dados já foram encaminhados e agora o órgão ambiental está em análise dos documentos. É preciso, ainda, realizar uma audiência pública, receber a LAP e assegurar os recursos.

Tudo isso precisa ocorrer rápido, sob pena de se criar um buraco urbano, um vazio na mobilidade entre a já existente Beira-Mar Continental e a futura Beira-Mar de Barreiros. 

O trecho de Florianópolis está no meio, e fará a ligação entre as partes, até chegar à BR-101.

Leia Mais

Procuradores de contas apontam desmanche na estrutura de combate à corrupção no Brasil