O Detran irá estabelecer uma padronização através critérios de avaliação do exame prático para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Há um entendimento atual de que, atualmente, há muita subjetividade na interpretação das faltas por parte dos avaliadores.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Duas faltas reprovam o candidato.

O órgão de trânsito terá Manuais de Padronização de Processos Administrativos. Divididos por temas, os quatro manuais contemplam as áreas de veículos, CNH – Carteira Nacional de Habilitação, Multas e Penalidades, e Exame Prático de Direção Veicular.

O objetivo é proporcionar um conjunto de diretrizes e procedimentos consistentes, que garantam a uniformidade e a eficiência na realização de tarefas e operações dentro das unidades do Detran/SC em todo o Estado.

Continua depois da publicidade

A intenção é eliminar desencontros de informações, interpretações diversas e retrabalhos, contribuindo para a redução de prazos e a minimização de erros causados pela falta de informação.

Exemplo

No teste prático de direção, por exemplo, há avaliador que considera falha encostar o pneu do carro no meio-fio na obra da baliza. Um decreto irá estabelecer critérios objetivos. Neste caso, só perde ponto se a roda perder o contato com o pavimento, por exemplo. 

Leia Mais:

Detran de SC prepara leilão de 17 mil carros para limpar pátios

Sem perspectiva de melhora, rodízio de carros entra no radar na Grande Florianópolis