nsc
nsc

Florianópolis

Passarela da Ponte Pedro Ivo Campos é liberada em Florianópolis; veja como ficou

Compartilhe

Renato
Por Renato Igor
07/12/2021 - 05h32 - Atualizada em: 07/12/2021 - 10h08
Nova passarela na Ponte Pedro Ivo
Nova passarela na Ponte Pedro Ivo (Foto: Ricardo Wolffenbüttel)

A travessia de pedestres e ciclistas na Ponte Pedro Ivo Campos, em Florianópolis, será liberada nesta terça-feira (7), às 9h30min. A medida é importante pois é mais um acesso para quem faz a travessia sem usar o carro ou a moto, contribuindo assim com o meio ambiente e a mobilidade urbana.

> Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp

Em 2014, a Justiça interditou a passarela para pedestres na Ponte Colombo Salles, por questões de segurança. Esta, agora, ficará restrita para a passagem de cabos e tubulação.

Em 2019, um parafuso se soltou das placas da Ponte Pedro Ivo e gerou uma grande discussão. No início de 2020, um laudo técnico chegou a recomendar a interdição das pontes por falta de segurança. E evidenciou a necessidade urgente da manutenção e reforma. O Ministério Público (MP-SC) chegou a cogitar a interdição.

Então, foi iniciada a reforma completa das duas pontes (Pedro Ivo e Colombo Salles). O investimento do governo do Estado foi de R$ 47 milhões nas duas estruturas, que recebem cerca de 100 mil veículos por dia. O trabalho emergencial estrutural nas pontes, nos pilares de sustentação, já foi realizado. Agora, os demais também passarão pela devida manutenção necessária.

Durante as obras, a travessia a pé ou de bike ilha/continente não ficou inviabilizada devido a já liberada Ponte Hercílio Luz.

Segundo estudo do esquecido Plamus, cerca de 20% dos deslocamentos na Grande Florianópolis são feitos a pé. Portanto, calçadas padronizadas e largas, acessos e segurança ajudam a saúde das pessoas e também a aliviar os congestionamentos. Quem sabe agora, com a “febre” de bike, mais pessoas sejam estimuladas a deixar o carro na garagem.

Leia mais:

Conheça a cidade de SC com o maior valor por habitante do orçamento secreto do Brasil

Ponte Hercílio Luz terá novidade curiosa na queima de fogos em Florianópolis

Após cancelamento em Blumenau, dupla Fernando e Sorocaba mantém show em Porto Belo

Renato Igor

Colunista

Renato Igor

Apresentador e comentarista na CBN Diário e NSC TV, Renato Igor faz análises e traz as notícias sobre o que acontece em Santa Catarina e o que influencia os rumos do Estado.

siga Renato Igor

Renato Igor

Colunista

Renato Igor

Apresentador e comentarista na CBN Diário e NSC TV, Renato Igor faz análises e traz as notícias sobre o que acontece em Santa Catarina e o que influencia os rumos do Estado.

siga Renato Igor

Mais colunistas

    Mais colunistas