nsc
    nsc

    Vandalismo

    Placa em homenagem ao inventor da vacina contra pólio é furtada em Florianópolis

    Compartilhe

    Renato
    Por Renato Igor
    04/02/2021 - 07h43 - Atualizada em: 04/02/2021 - 07h58
    Placa em homenagem ao pesquisador foi furtada
    Placa em homenagem ao pesquisador foi furtada (Foto: Arquivo pessoal)

    A placa em homenagem ao pesquisador e médico judeu polonês Albert Sabin foi furtada no centro de Florianópolis. É mais um importante registro histórico da Ilha de Santa Catarina que desapareceu pelas mãos de ladrões e receptadores de bronze. Desta vez, foi a placa que desde 1980 estava instalada no Jardim Oliveira Belo, na Praça XV de Novembro, em homenagem à visita de Sabin, que desenvolveu a vacina para a poliomielite.

    >Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp

    O pesquisador esteve em Santa Catarina em 1980 a convite do então governador Jorge Bornhausen. Havia um surto de poliomielite no planalto norte. Sabin veio ao Estado e comandou a primeira vacinação em massa no país. Tudo num dia. Com forças armadas, policiais e integração na área de saúde nos três níveis de governo. Foram realizadas barreiras nas ruas e estradas. Houve, portanto, uma combinação da governança do poder público com a ciência. O problema foi resolvido e, por isso, Sabin foi homenageado.

    >Manezinhos fixam placa em protesto ao furto de bustos na Praça XV, em Florianópolis

    A placa, agora furtada, trazia a seguinte inscrição: “Ao cientista Albert Bruce Sabin. A afetuosa gratidão das Crianças e o reconhecimento do Povo, ao ensejo de sua benemérita e histórica permanência em nossa cidade”, de acordo com a lei municipal número 1703, de 8 de março de 1980, assinada pelo então prefeito Francisco de Assis Cordeiro.

    >Anna Paula Heiderscheidt assume Secretaria de Desenvolvimento Econômico em Palhoça

    Albert Sabin
    Albert Sabin
    (Foto: )

    A placa ficava atrás da banca de revista em frente às farmácias. O busto em homenagem ao médico está no Hospital Infantil Joana de Gusmão. Em abirl do ano passado, ele recebeu máscara numa iniciativa da prefeitura para estimular a preveção ao coronavírus. 

    Deixe seu comentário:

    Últimas do colunista

    Loading...

    Mais colunistas

      Mais colunistas