O governo de Santa Catarina aposta em um planador elétrico como um modal alternativo de conectividade entre o litoral e as cidades costeiras e ribeirinhas. Na terça-feira (18), a Secretaria Executiva de Articulação Internacional e Projetos Estratégicos (SAI SC) irá apresentar o “projeto dedicado a revolucionar a conectividade costeira e impulsionar o desenvolvimento sustentável”. A novidade pode ajudar no acesso às praias e sdervir como alternativa ao caos da BR-101 Norte.
Continua depois da publicidade
NSC Total lança comunidade exclusiva de Colunistas no WhatsApp
Santa Catarina será o primeiro estado do Brasil a abraçar a iniciativa dos Seagliders, um novo tipo de embarcação que combina a alta velocidade de uma aeronave com a conveniência de um barco e ainda tem zero emissão de poluentes.
Seagliders promete deslocamento rápido entre praias e portos em SC
O Governo do Estado lidera o movimento que reúne setor privado, Instituições de Ensino Superior (IES) e a comunidade, a fim de implantar um novo modal de transporte fluvial e marítimo de conexão rápida.
A ideia é transformar a rede de transporte fluvial e marítimo, formando um ecossistema com inovação, eficiência e confiabilidade para passageiros e cargas.
Continua depois da publicidade
As embarcações operam exclusivamente sobre a água em seu casco, hidrofólios ou asas. A parceria reúne Secretaria Executiva de Articulação Internacional e Projetos Estratégicos do Governo de Santa Catarina (SAI SC), Regent Craft, INNX, FIESC e Zurich Airport.
A Regent Craft, criadora do equipamento, tem sede em Rhode Island (EUA). O protótipo Viceroy Seaglider tem capacidade para 12 passageiros. A embarcação de alta velocidade opera exclusivamente sobre a água em três modos — flutuando no casco, deslizando acima das ondas em hidrofólios e voando em efeito solo dentro de uma envergadura da superfície da água, segundo informações do Portal Asas Brasil. A velocidade pode chegar a 289 KM/h.
O novo modal tem potencial para fazer a conexão entre portos, aeroportos, servir em ações de defesa e apoio em situações especiais. A Regent teria interesse, também, em produzir em Santa Catarina, através de um Centro de Inovação próprio.
Leia Mais
Arteris tem 865 notificações da ANTT no contrato da BR-101 Norte em SC, diz Fetrancesc
Toda essa área da foto será demolida em Florianópolis, e o motivo é bom
“Perplexo”, diz MPSC após governo Lula suspender convênio da PRF com GAECO
Cidade da Serra de SC “bomba” no carnaval e turistas brigam em estrada precária













