nsc
nsc

Saúde

PMs de SC que recusam vacina são vítimas de desinformação e fake news

Compartilhe

Renato
Por Renato Igor
02/06/2021 - 06h23
PMs se recusam a receber vacina contra a Covid-19
PMs se recusam a receber vacina contra a Covid-19 (Foto: Felipe Carneiro, Arquivo NSC)

É estarrecedora a informação de que 163 policiais militares de Santa Catarina se recusaram a receber a vacina contra a Covid-19. O imunizante já é oferecido ao efetivo. As forças de segurança estão entre os grupos prioritários no plano de imunização. Até 1° de junho, 60% dos 10 mil PMs já haviam sido vacinados contra a Covid no estado.

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Mesmo sendo um número reduzido dentro do universo da corporação, o caso revelado pelo repórter Júlio Ettore no Jornal do Almoço desta terça-feira (1) escancara o quanto a desinformação e as fake news podem ser letais em uma sociedade.

Movidos por uma ideologia ou não, o fato é que estes policiais certamente estão consumindo falsas informações em rede social ou em grupos de WhatsApp que apontam, erroneamente, pela ineficácia da vacina.

Não há outra justificativa. É muito difícil para o cidadão bem informado e para o trabalhador que não está em grupo prioritário algum e que espera o imunizante se deparar com tamanha estupidez.

Os PMs não imunizados são vítimas da desinformação. Lamentavelmente, colocam em risco a sua própria saúde e a de seus amores e familiares. Torço para que mudem de opinião.

Chega a ser constrangedor. É menor, neste momento, a discussão sobre obrigatoriedade da vacina. O caso é tão primário e preocupante que chega a ser inimaginável até discutir a necessidade de impor o imunizante, livre arbítrio ou seja o que for.

Em São Paulo, onde a PM já foi quase toda vacinada, houve queda de 71% nas internações entre os policiais e reduziu em 34% o atendimento deles nas enfermarias.

Desinformação se trata com informação. Que esta informação sirva para mudar o pensamento de quem se nega a receber vacinas aprovadas pela Anvisa, com eficácia comprovada e que salvam vidas.

Leia Mais:

Pagamento do auxílio emergencial de Santa Catarina começa em julho

Corte no orçamento é ameaça ao status catarinense livre de aftosa sem vacinação

Mapa Covid de SC hoje: veja em mapa e dados por cidade como está a situação da pandemia

Bob Dylan, 80 anos: confira vinte fatos e curiosidades sobre o músico

Tornado deixa mais de 68,5 mil unidades sem energia elétrica no Meio-Oeste de SC

Fungo negro: suspeita de doença rara e grave em paciente pós-Covid é investigada em Joinville

Filho de Whindersson Nunes e catarinense Maria Lina nasce prematuro

Renato Igor

Colunista

Renato Igor

Apresentador e comentarista na CBN Diário e NSC TV, Renato Igor faz análises e traz as notícias sobre o que acontece em Santa Catarina e o que influencia os rumos do Estado.

siga Renato Igor

Renato Igor

Colunista

Renato Igor

Apresentador e comentarista na CBN Diário e NSC TV, Renato Igor faz análises e traz as notícias sobre o que acontece em Santa Catarina e o que influencia os rumos do Estado.

siga Renato Igor

Mais colunistas

    Mais colunistas