Pomerode está mobilizada para a abertura de uma grande festa popular nesta semana, mas não é o Carnaval. Na cidade mais alemã do país, a Páscoa começa mais cedo para servir de alternativa às famílias que procuram diversão, mas num clima de sossego e segurança.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

A 16ª Osterfest espera receber cerca de 220 mil pessoas em oito semanas, de 8 de fevereiro a 31 de março. A decisão de antecipar o início da Páscoa em Pomerode foi tomada em 2022, num cenário de recuperação da pandemia de Covid-19, e mostrou-se um grande acerto. Até então, o turismo em Pomerode vivia um período de baixa entre a Festa Pomerana, em janeiro, e o mês de março.

Neste ano, a expectativa é de cidade cheia. Na programação regular, a Osterfest abre de quinta-feira a domingo, das 10h às 20h. Porém, por causa do movimento esperado no Carnaval, o parque vai funcionar também na segunda (13) e na terça-feira (14) para quem quer curtir o clima da Páscoa em Pomerode.

Confira imagens de Pomerode:

Continua depois da publicidade

Em se tratando de público, a Osterfest está entre os três maiores eventos de Santa Catarina, atrás apenas da Oktoberfest Blumenau e da Efapi, em Chapecó. A estimativa é de que a festa injete cerca de R$ 50 milhões na economia de Pomerode, mas o movimento indireto é bem superior. Das indústrias da cidade saem produtos como chocolates, queijos, conservas, embutidos, cervejas e licores, além de têxteis, cristais, porcelanas e artigos para o lar, entre outros setores beneficiados pelas compras dos turistas.

Segurança

Mesmo tendo recebido mais de 1,5 milhão de visitantes em 15 edições, a Osterfest em Pomerode nunca teve uma ocorrência policial registrada. O impacto para a comunidade resume-se ao aumento do fluxo de trânsito e à geração de resíduos inerente a um evento deste porte.

Pomerode é referência no turismo voltado às famílias. Poucas cidades brasileiras têm tantos parques, museus, rotas e passeios voltados a esse público num território tão compacto. No fim de 2023, a cidade foi eleita o Melhor Destino do Brasil pelo portal especializado Melhores Destinos.

Leia Mais:

Birra política ou má gestão? Prefeituras de SC ignoram dinheiro de Lula para combate à fome

Continua depois da publicidade

Vereadores de Florianópolis retomam trabalhos com prioridade para internação involuntária

Quais serão os setores que vão impulsionar a economia de SC em 2024

Novos voos de Florianópolis aos EUA têm grande significado para SC

Destaques do NSC Total