nsc
    nsc

    Dinheiro público

    População também é culpada pela corrupção

    Compartilhe

    Renato
    Por Renato Igor
    26/10/2020 - 09h00 - Atualizada em: 26/10/2020 - 13h25
    Quanto maior a transparência, melhor a aplicação do dinheiro público
    Quanto maior a transparência, melhor a aplicação do dinheiro público (Foto: NSC Total)

    Dos 295 municípios catarinenses, apenas 23 (8%) fornecem informações completas sobre contratações emergenciais  no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. O levantamento foi feito pela Rede de Controle da Gestão Pública de Santa Catarina,  composta por diversos órgãos e entidades estaduais e federais que atuam no controle público.

    É uma vergonha! Nada é por acaso. Quando não há transparência abre-se a porta para a corrupção. Existe relação imediata  de causa e efeito.

    A questão é que não há interesse da maioria dos prefeitos em serem transparentes. Não há vontade política. Eles agem apenas para cumprir o protocolo quando criam um portal de transparência feito de qualquer forma, de difícil navegabilidade e incompleto.

    É como se fosse um favor. Não é favor ! Está na lei.

    É inconcebível que num estado que é referência em tecnologia de inovação (TI) e que possui o mais pujante ecossistema dessa área no país não tenha nas prefeituras sistemas exemplares de transparência.

    Conheço bem o drama vivido pelos abnegados voluntários dos 30 Observatórios Sociais (OSs) que existem em Santa Catarina pela busca de contratos, aditivos e notas fiscais das compras públicas.

    Não são incomuns as desculpas: problema do servidor, a empresa contratada prometeu resolver, até amanhã te respondo…

    Aí vão ganhando no cansaço até que muitos desistam.

    Só há uma alternativa: a sociedade precisa exigir  transparência absoluta.

    Enquanto tivermos apenas 30 OSs em Santa Catarina e o contribuinte preferir ficar no sofá pelas redes sociais, pouco irá mudar.

    Deixe seu comentário:

    Últimas do colunista

    Loading...

    Mais colunistas

      Mais colunistas