Obras
A ex-superintendente do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (IPUF) na gestão do ex-prefeito César Souza Junior, Vanessa Pereira, fez ressalvas ao projeto de revitalização do Centro Histórico da capital.
> Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp
“O local precisa de melhorias urbanas mas há um equívoco no projeto. É preciso que passe antes pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) porque algo dessa envergadura depois que tira não dá mais para reclamar”, afirmou em entrevista ao programa Condomínio Legal, do último sábado (1).
Arquiteta e urbanista e doutoranda de preservação do patrimônio histórico pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Vanessa defende o realinhamento e a manutenção do paralelepípedo do centro leste. Ela diz que é possível fazer o mesmo que foi realizado no Largo da Alfândega, no centro da capital.
Ela afirma que é possível fazer com que as pedras antigas sejam “reassentadas” e que a retirada dos paralelepípedos iria provocar a perda da "ambiência urbana”. No caso da obra do Largo da Alfândega, a pedra foi retirada, a base foi refeita e recolocada de forma mais amigável ao pedestre.
O início das obras está suspenso pela justiça.
Ouça a entrevista:
Leia Mais:
Decisões sobre tarifa de ônibus de Florianópolis são boas, problema é o futuro
Concessionária nega relação das filas com as praças de pedágios na BR-101
Turismo na alta temporada é perrengue no mundo todo; SC não é diferente