O governo estadual retomou em 2024 as obras da estrada municipal SJM-265, em São Joaquim. O problema é que, após o recesso de fim de ano (2025), os serviços não foram retomados. A obra é importante pois dá acesso às vinícolas da região do Pericó,  com um trecho que compreende 15 km. O contrato prevê serviços de terraplenagem, pavimentação, drenagem, obras complementares, meio ambiente e sinalização viária.

Continua depois da publicidade

O trecho faz parte da rota dos vinhos de altitude de Santa Catarina. O  asfalto vai atender as vinícolas da região, o enoturismo da serra, mas também ajuda no escoamento da produção tanto da uva, como do vinho, da pecuária, da fruticultura e do transporte escolar das crianças.

Vinho é gastronomia, turismo e cultura:

Outra obra,  a pavimentação da estrada municipal,  com recursos do Governo Estadual,  no trecho de 15 quilômetros até a Comunidade do Bentinho — de acesso às vinícolas Quinta da Neve e Suzin — também está paralisada. A via é importante, ainda, para escoamento da produção de maça e para acesso a uma hidrelétrica.

Esses atrasos causam frustração aos moradores e produtores da região. E a hora de retomar é agora, antes do inverno, para poder receber bem os turistas, trazer segurança e conforto aos moradores e melhorar a nossa competitividade.

Em contato com a coluna, a Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade (SIE) garante que os repasses estão em dia. 

Continua depois da publicidade