Entre as nove empresas e instituições que serão reconhecidas nesta quarta-feira (10) pelo Prêmio Fritz Müller, do Instituto do Meio Ambiente (IMA) de Santa Catarina, uma delas tem motivo duplo para comemorar. A Nugali Chocolates, de Pomerode, estará representada na premiação por Maitê Lang, fundadora da empresa e tataraneta de Fritz Müller. A empresária receberá o prêmio na categoria Turismo Ecológico e Sustentável, com o case do Tour Nugali.

Continua depois da publicidade

Fritz Müller, o alemão naturalizado brasileiro que ajudou Charles Darwin a consolidar a Teoria da Seleção Natural das Espécies, viveu em Florianópolis e Blumenau, no século XIX.

As atrações de Pomerode:

— É uma coincidência carregada de significado para mim, como tataraneta, ver a Nugali receber um prêmio que leva o nome de alguém cuja vida foi dedicada a compreender a natureza. Fritz Müller acreditava que, quando entendemos melhor a vida ao nosso redor, aprendemos a respeitá-la. Na Nugali, seguimos essa mesma essência. É emocionante perceber como essa herança de respeito e curiosidade científica continua encontrando novos caminhos — comemora Maitê.

Aberto em 2021, o Tour Nugali recebe mais de 100 mil visitantes por ano. Eles descobrem no passeio atrações curiosas, como espécies de abelhas brasileiras circulando livremente, árvores carregadas de frutos de cacau em pleno inverno de SC e a fabricação ao vivo do chocolate nacional mais premiado no exterior.

A Nugali desenvolveu uma cadeia produtiva permeada pela sustentabilidade. O cacau vem de produtores que respeitam o meio ambiente (e recebem mais por isso), a energia da fábrica é gerada por painéis solares, a geração de lixo é quase zero e as atividades industriais estão integradas à natureza e às comunidades do entorno. Tudo isso é demonstrado de forma didática e interativa no tour, que conta com uma pequena plantação de cacau em pleno Vale do Itajaí.

Continua depois da publicidade

Prêmio Fritz Müller

Promovido pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA), o tradicional prêmio reconhece empresas e organizações que se destacam com ações voltadas à sustentabilidade e à preservação ambiental. Neste ano, 161 projetos diferentes participaram da seleção.

Leia Mais:

Florianópolis perde cruzeiros mesmo tendo dois pontos autorizados para receber navios