Mais grave do que ficar de fora, mais uma vez, das escalas dos navios na temporada de verão é ter a condição legal para receber as embarcações, mas não fazer o dever de casa com uma estrutura adequada de receptivo em terra. É o caso de Florianópolis, que desde 2018 possui dois pontos homologados pela Marinha Brasileira para a ancoragem de navios de cruzeiro: atrás da Ilha do Francês, em Jurerê, e entre Canasvieiras e Ponta das Canas.
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Vejas as fotos da Ilha do Francês:
Nessas condições, o transporte de passageiros seria feito por meio de botes até a costa. O problema é que a cidade não conta com infraestrutura de receptivo em terra. A autorização existe desde 2018, mas nada avançou.
A temporada de cruzeiros deve movimentar mais de R$ 200 milhões em cidades de Santa Catarina, considerando o gasto médio dos passageiros que vão embarcar, desembarcar ou fazer escalas no litoral catarinense. Nos quatro municípios que recebem embarques ou escalas, mais de 270 mil passageiros devem circular durante as viagens, que ocorrem até abril de 2026.
São Francisco do Sul, Balneário Camboriú, Porto Belo e Itajaí receberão os navios — juntos, somam 95 escalas previstas.
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