Uma tecnologia desenvolvida pelo LabTec da UFSC está ajudando a formar melhores médicos e demais profissionais de saúde. Ela utiliza imagens tridimensionais através de óculos especiais que facilitam a compreensão do conteúdo por parte dos alunos.
Continua depois da publicidade
Tecnologia criada pela UFSC
E os resultados iniciais são fantásticos. O professor do curso de medicina, o médico radiologista Ruan Toledano, disse à coluna que a melhora foi significativa.
— Nós fizemos uma análise do desempenho de uma turma que utiliza a metodologia tradicional de aula e outra que adotou o modelo híbrido e o resultado foi fantástico. No modelo híbrido, com a nossa tecnologia, nós percebemos que os alunos que tinham mais dificuldade de assimilar o conteúdo conseguiram se equiparar aos melhores. Subiu a régua do aprendizado — explicou o médico.
O projeto de pesquisa HoloAnaPath utiliza as tecnologias imersivas para criação de modelos tridimensionais com conceitos patológicos para aplicação no ensino na área da saúde.
Deste projeto surgiu uma parceria entre o Laboratório de Tecnologias Computacionais (LabTeC-UFSC) e o Centro de Pesquisas Renato Archer (CTI/MCTI) para utilização da realidade mista nos artefatos 3D de Acervo DICOM.
Continua depois da publicidade
Um dos objetivos do projeto é utilizar os artefatos 3D para melhorar o aprendizado dos estudantes na área de saúde, usando tecnologia de Realidade Mista, como os óculos HoloLens2 , para criar experiências mais atrativas, realistas e imersivas.
Com essa tecnologia, os estudantes podem explorar modelos 3D das patologias e ver as estruturas internas do corpo humano, o que ajuda na compreensão prática e aprofundada das condições estudadas. O projeto contribui para a formação de estudantes e melhorar a qualidade de serviços dos profissionais da área da saúde.
O HoloAnaPath foi apresentado no estande da UFSC no Summit Cidades, em Florianópolis.
Leia Mais:
A cidade de SC que terá a maior transformação econômica
Laboratório clandestino de essência para cigarro eletrônico é descoberto em Florianópolis
O motivo da saída de Bruno Souza da prefeitura de Florianópolis
 
				 
                                     
                            
                            


