O acordo comercial firmado entre o Brasil e o Vietnã é uma ameaça a crescente produção da Tilápia nacional. Santa Catarina é o quarto maior produtor do país. Em março, o presidente Lula esteve no país asiático e agradeceu ao Vietnã por sua decisão de abrir seu mercado para a carne bovina brasileira. Em resposta, o Brasil anunciou a remoção de sua proibição de importação de tilápia e sua decisão de permitir importações de vários produtos de camarão em conformidade com os padrões internacionais.
Continua depois da publicidade
NSC Total lança comunidade exclusiva de Colunistas no WhatsApp
A medida traz preocupação aos produtores de tilápia em Santa Catarina, conforme comenta o secretário executivo de Aquicultura e Pesca (SC), Tiago Bolan Frigo.
A Tilápia do dia a dia
— É uma medida que contraria diretamente as recomendações de pesquisadores da Secretaria de Aquicultura e Pesca de Santa Catarina e da EPAGRI/SC, respeitada instituição que atua há décadas na pesquisa e desenvolvimento da aquicultura em Santa Catarina. O alerta dos especialistas era claro: a entrada do pescado importado representa risco sanitário, e ameaça à sustentabilidade econômica da cadeia produtiva, desestimulando a produção local, que vinha em ritmo acelerado de crescimento. Mesmo assim, o governo Lula optou por liberar a importação como moeda de troca comercial, em negociações para ampliar o mercado de outros produtos brasileiros — reclama Frigo.
Em 2024, o Brasil registrou o maior crescimento histórico na produção de tilápia, com um aumento de 14,3%. A espécie passou a representar quase 70% da piscicultura nacional, consolidando o país como o quarto maior produtor mundial. Santa Catarina, protagonista nesse cenário, ocupa a quarta posição entre os estados produtores com aproximadamente 50 mil toneladas/ano.
Continua depois da publicidade
Na Páscoa, a tilápia foi o pescado mais vendido no Mercado Público de Florianópolis.
Leia Mais
Tratamento de Parkinson obtém resultados promissores em pesquisa da UFSC
Tilápia não pode ser o peixe mais vendido na Páscoa em Florianópolis
 
				 
                                     
                            
                            




