A UniSul, localizada no bairro Capoeiras, em Florianópolis, está transformando o Campus Continente em um polo de formação superior em tecnologia. A iniciativa alinha o ensino universitário com a demanda crescente por profissionais qualificados no setor.
Continua depois da publicidade
A partir do segundo semestre de 2025, a UniSul passa a oferecer oito cursos de graduação em seu campus tecnológico: dois bacharelados e seis tecnológicos. A estrutura é voltada para a formação prática, com laboratórios de informática e foco nas competências mais valorizadas pelo mercado.
A professora Francielli Scarpini, coordenadora da área de Engenharias da UniSul, destaca que a universidade oferece cursos como Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão da Tecnologia da Informação, Sistemas de Informação e Ciência da Computação. “A formação é focada em tecnologias emergentes — como inteligência artificial, ciência de dados, computação em nuvem e segurança da informação — e é ministrada por docentes que também atuam no setor, o que garante uma conexão direta com as práticas e tendências de mercado. Isso se traduz em um alto índice de empregabilidade entre os egressos, com profissionais prontos para o mercado e alinhados às exigências atuais das empresas”
A preparação acadêmica é fortalecida por parcerias com instituições e empresas de destaque, como a ACATE (Associação Catarinense de Tecnologia) e big techs como Microsoft, Oracle, AWS, IBM e Google. “Essas conexões ampliam as oportunidades de aprendizado, certificação, acesso a tecnologias de ponta e inserção no ecossistema de inovação”, ressalta a coordenadora.
Atualmente, o setor de tecnologia representa cerca de 25% do PIB de Florianópolis. E a tendência é de crescimento acelerado. A cidade deve gerar 51,2 mil novos cargos ligados à tecnologia até 2027. A capital catarinense responderá por cerca de 50% da demanda total do estado nesse setor. Os dados são do Mapeamento das Demandas e Perfil de Talentos para o Setor de Tecnologia, realizado pela Rede de Inovação de Florianópolis, em parceria da prefeitura com a ACATE e o Sebrae Startups.
Continua depois da publicidade
Leia Mais
Donos de imóveis rurais em 83 cidades de SC correm risco de perder terras