A SCPar Porto de Imbituba S.A. comemora os números após cinco anos de atividades à frente do Porto de Imbituba. Com a perspectiva de encerrar 2017 com um total de R$ 4,5 milhões de toneladas movimentadas, o Porto alcançará no fim deste ano um crescimento acumulado de 119%, desde que a administração portuária foi delegada ao governo do Estado. Entre os fatores para o desempenho operacional, está a capacidade de movimentar contêineres, granéis agrícolas, minerais, líquidos e cargas gerais.

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Para o diretor-presidente da SCPar Porto de Imbituba, Rogério Pupo, as melhorias nas vias e procedimentos de acesso internos, além da capacidade de acesso marítimo, possível graças à conclusão da dragagem de aprofundamento, permitiram colocar o Porto de Imbituba em posição estratégica, com mais de R$ 60 milhões em investimentos em infraestrutura.

Somente entre 2016 e 2017, Imbituba recebeu cerca de R$ 150 milhões em investimentos da iniciativa privada. A mais recente conquista foi a inclusão da instalação portuária como escala na linha de navegação para a Ásia, consolidando-se como uma opção logística de aproximação da produção nacional de grandes mercados produtores e consumidores.

Logística no Sul

Recentemente lideranças dos municípios do Extremo Sul do Estado buscaram informações sobre o panorama do aumento do fluxo de caminhões que transportam principalmente soja, após a pavimentação da BR-285, a Serra da Rocinha, em direção ao Porto.

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Segundo o diretor-presidente do Porto, hoje 10 milhões de toneladas de soja são transportadas pela BR-101, sentido Rio Grande do Sul/Porto de Imbituba. A previsão é de que após a pavimentação da rodovia, 3 milhões de toneladas da carga, o que significa em média mil caminhões com 30 toneladas, vão circular na região, principalmente entre março e agosto. Além disso, outros produtos como ração e até milho poderão ser transportados via BR 285.  

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