A segunda-feira (14) teve vitória nas quadras e a presença ilustre nos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc), que ocorre em Rio do Sul. A professora Alva Pessi, a grande dama do atletismo e, diria, também do esporte em geral em Santa Catarina. Aos 83 anos, ela permanece na equipe de arbitragem da Federação Catarinense da modalidade.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Florianópolis e região no seu WhatsApp

Antes de 1960, começo dos Jasc, Alva integrou a equipe de vôlei que foi aos jogos do interior de São Paulo. Naquele ano, já no primeiro Jasc, ela competiu no vôlei por Florianópolis e Brusque, já que o regulamento na época permitia.

Alva Pessi é viúva de Orlando Pessi, o Torrado, um dos maiores atletas do esporte catarinense.

Tênis

Os Jasc já tem campeões. O tênis masculino foi conquistado por Itajaí a derrotar Blumenau. Florianópolis ficou em terceiro lugar. A equipe campeã pertence ao Itamirim Clube de Campo, com um projeto que já tem 20 anos.

Continua depois da publicidade

Por conta disso, Itajaí há oito anos ganha o tênis nos Jasc. A cidade ainda não teve a participação do seu principal tenista, Daniel Dutra Silva, que está no torneio Challenger, em São Leopoldo (RS), onde soma pontos para o ranking da ATP.

Equipe de tênis de Itajaí (Foto: Alexandro Koizumi/Jasc/Divulgação)

Homenagem

Dono do recorde dos 5 mil metros dos Jasc desde 1994, Clair Antonion Wathier, hoje com 56 anos, recebeu uma homenagem da Federação Catarinense de Atletismo, depois da premiação da prova nesta segunda. Muitas recordações e o reconhecimento do atletismo a um grande atleta.

Leia mais

Rio do Sul vai receber os Jasc novamente em 2023

Times de SC têm adversários definidos na Copinha 2023; veja lista

Destaques do NSC Total