Muitas coisas aconteceram, e não foram boas, nos meus 30 dias ausentes deste espaço por força das férias. Fiz um balanço geral do nosso futebol e concluí que estamos em queda a ponto de perder a única vaga que temos na Série A do Campeonato Brasileiro. 

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

O Avaí faz uma campanha muito irregular e a troca de técnico se fazia necessária, embora ainda não tenha dado resultado. A questão continua sendo a mesma: o Leão da Ilha de SC tem time para disputar a elite nacional? Individualmente, sim. 

Não há como negar a qualidade de alguns jogadores do elenco. O que não ocorreu ainda é o encaixe do esquema com a característica de cada atleta. A torcida tem jogado junto, luta não tem faltado, mas os resultados não aparecem. 

No meio da qualidade individual de alguns jogadores há também nomes que não tem a menor condição de vestir a camisa azurra. Contra o Atlético Goianiense, o Avaí cometeu os mesmos erros de sempre, com algumas escolhas equivocadas do técnico tanto quanto as substituições durante o jogo. 

Continua depois da publicidade

Na quinta-feira (6), contra o Botafogo que, queiram ou não, traz consigo uma enorme tradição do futebol brasileiro. É possível fazer o resultado mesmo que a torcida ou parte dela tenha alguma dificuldade de acreditar nisso. Tudo por causa dos últimos jogos e resultados. 

Bruno Silva volta, e que retorne logo o lateral-esquerdo Cortez, que ainda faz falta diante das dificuldades dos substitutos. Quem sabe o time nos surpreende com mais agressividade, aliada a alguma qualidade, que evite muitos erros – como tem acontecido. 

O jogo do Avaí contra o Botafogo é quinta, às 19h, na Ressacada. 

Álbum da Copa do Mundo pode custar até R$ 3,8 mil para ser finalizado; entenda

Figueirense é decepção

Nem vou me alongar na decepção que foi a permanência do Figueirense na Série C nacional. Um time que joga três partidas fora de casa e não faz um ponto e depois ainda decide em casa, precisando marcar um gol e não consegue, não há muito o que discutir. 

Ficou muito claro a baixa qualidade do time com alguns jogadores pipocando na hora decisiva. Agora a Copa SC para conseguir uma vaga na Copa do Brasil do ano que vem. Mesmo assim está difícil de isso acontecer. 

Continua depois da publicidade

Figueirense
Figueirense decepcionou ao não conseguir retornar à Série B nacional (Foto: Patrick Floriani/FFC)

O Figueirense terminal mal o ano e precisará de um grande reajuste, uma enorme mudança, inclusive do departamento de futebol. Uma frustração para a grande nação alvinegra. 

Criciúma é nosso melhor time na Série B

O Criciúma é o nosso melhor representante na Série B do Brasileiro. Chances de acesso ainda existem, claro que de forma remota. O time encaixou e cresceu no meio da competição. A presença da torcida é fato significativo na contribuição motivadora para os resultados. 

Brusque parece ter jogado a toalha

Enquanto isso, o Brusque parece ter jogado a toalha. Na derrota para o Criciúma, os jogadores saíram cabisbaixos demostrando falta de força para recuperação. É o nosso campeão estadual muito perto de ser rebaixado para a Série C nacional. 

Basquete de Florianóplis conquista título

Por outro lado, o basquete de Florianópolis conquistou o título dos Joguinhos Abertos de SC deste ano, em Blumenau. Eliminou as equipes de Joinville, Itajaí e Blumenau, na grande final. 

Continua depois da publicidade

Memória

Enquanto este ano o Avaí vai mal no Campeonato Brasileiro, em 1965 o time conquistava uma vitória atrás da outra. 

Time do Avaí de 1965. Em pé, da esquerda à direita: Deodato, Batista, Nery, Gilson, Amilton e Binha. Agachados: Mario, Rogério Avila, Morelli, Cavallazzi e Toninho
Time do Avaí de 1965. Em pé, da esquerda à direita: Deodato, Batista, Nery, Gilson, Amilton e Binha. Agachados: Mario, Rogério Avila, Morelli, Cavallazzi e Toninho (Foto: Arquivo pessoal)

Os dois ponteiros vieram da Portuguesa Santista, o zagueiro Nery foi campeão estadual em 1959 pelo Paula Ramos e o goleiro Batista, campeão em 1958 com o Comerciário de Criciúma. 

Assista ao Em cima do lance

Destaques do NSC Total