Um dos mais conceituados infectologistas do país, Antonio Miranda, vice presidente do Figueirense passou nesta quarta-feira pela turma do Debate Diário da CBN. Foi objetivo e direto no ponto das perguntas sobre o coronavírus e a volta do futebol.
Continua depois da publicidade
O médico disse que o futebol deveria ter retornado somente em agosto, também minha opinião.
– Vamos viver o pior momento no Sul do Brasil nas próximas duas semanas – alertou. – Os jogos, se acontecerem, têm de ter a maior proteção possível
Se o protocolo não for respeitado, vamos ter problema novamente. Os testes PCR feitos 48 horas antes de um jogo, e dando positivo, não há como transmitir o vírus pois ele só se manifestará, se for o caso, no mínimo três dias depois. Miranda destacou que os testes estão mais precisos do que há dois meses, e que os resultados saem entre 24 e 48 horas depois da realização.
> Volta do Campeonato Catarinense 2020: confira tabela, datas, jogos e relembre polêmicas
No Figueirense, clube do qual é vice-presidente, o médico revelou que de um grupo de mais de 60 pessoas, apenas mais dois casos foram detectados, após ter acontecido com o Patrick. Revela uma situação controlada.
Continua depois da publicidade
Única forma de resolver esta pandemia é o respeito ao isolamento, ou seja, cumprir o protocolo. Se não for respeitado o protocolo pelos clubes e jogadores e houver nova interrupção pode parar e voltar o ano que vem. O grande problema no momento é econômico. Quem vai arcar com os custos do teste PCR, cujo valor é alto.
O médico infectologista Antonio Miranda tem dado palestras e orientações ao elenco do Figueirense quase que diariamente, além de trocar informações e opiniões com colegas da Secretária de Estado da Saúde.
> Retorno do Campeonato Catarinense terá exames dois dias antes dos jogos
> Rodrigo Faraco: Futebol catarinense tem nova e, provavelmente, última chance para voltar com segurança
Finalmente, chamou atenção na entrevista a expectativa de Miranda de que a vacina contra o coronavírus só virá lá pelo ano de 2022.