Nossos representantes na Série C do Brasileiro encontraram um jeito de chegar na penúltima rodada do campeonato em sua fase de classificação numa dependência incrível. O Figueirense precisa torcer para que o Criciúma não vença o Mirassol, enquanto tem de vencer o Botafogo (SP). O jogo do Alvinegro começa às 17h deste sábado (18), no estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
O que pode acontecer? Duas vitórias dos catarinenses, afinal os adversários não têm mais nada a fazer no campeonato. Se isso acontecer o Criciúma – que também joga neste sábado, às 17 horas, no Heriberto Hülse – segue para a próxima fase e o Figueirense estará eliminado. Aí, terá a Copa SC para disputar uma vaga a Copa do Brasil.
Uma vitória do Figueirense classifica o time da Capital de SC desde que o Criciúma seja derrotado para o Mirassol. Uma combinação de resultados envolve neste momento dois grandes do futebol de Santa Catarina.
O Botafogo, de Ribeirão Preto, adversário do Figueirense está pensando mais no clássico com o Comercial, válido pela Copa Paulista. Na Série C do Brasileiro sua situação envolve duas vitórias e um saldo de gols que precisa tirar, e que vai além de seis gols. Ninguém acredita. O próprio Botafogo tem pouco interesse.
Continua depois da publicidade
> Figueirense: As observações de Jorginho para a decisão de sábado
O Mirassol, que enfrenta o Criciúma, é o 7º colocado com 19 pontos, enquanto o Tigre, 4º colocado, já tem 27 pontos. O Mirassol está na zona de rebaixamento e joga para escapar dela. E sabem quem está na frente? O Botafogo (RP) com uma diferença de 2 pontos.
Aqui está o interesse de ambos nos jogos deste sábado (18). Se o Mirassol vence o Criciúma vai a 22 pontos. O Botafogo terá de vencer o Figueirense caso contrário entraria na zona de rebaixamento.
Enfim, o Criciúma empatando estará tranquilo se o Figueirense não vencer. Na rodada final teremos Figueirense e Criciúma podendo não valer nada ou até valendo tudo. Basta o Figueirense vencer e o Tigre perder.
> Avaí já trabalha para ter torcida contra o Goiás, após liberação de público na B
Brusque empata em casa
Muita chuva e campo impraticável dificultaram o andamento do jogo entre Brusque e Vitória, nesta sexta-feira (17), no estádio Augusto Bauer. No primeiro tempo a bola ainda rolou em alguns pedaços do campo. Mesmo assim não havia condições técnica para o desenvolvimento de uma boa partida. Na etapa final não houve mais condição e, mesmo assim, o árbitro levou o jogo até o final.
Continua depois da publicidade
Na duas condições o Brusque esteve mais perto do gol e até acertou bolas na trave. Se alguém tivesse que vencer seria o Brusque. Jogo terminou empatado, sem gols.
Uma pena que perdemos a chance de um bom jogo, especialmente com Brusque estreando o técnico Waguinho Dias. Não há como avaliar tecnicamente o jogo nem os participantes.
Em determinado momento a presença dos atletas em campo se tornou perigosa com a queda de raios nas proximidades do estádio.
> Avaí: Comissão Especial referenda rejeição das contas e aperta cobrança na Gestão 2020
Chapecoense joga em casa contra o Palmeiras
Depois da primeira vitória no Brasileirão, diante do Bragantino, a Chapecoense recebe o Palmeiras neste sábado (18), às 17 horas, na Arena Condá. O time paulista está sob pressão diante das últimas derrotas no Brasileirão. Um novo tropeço e o técnico Abel Ferreira pode se despedir do Verdão de SP.
Continua depois da publicidade
O Palmeiras não terá Zé Rafael, expulso na derrota para o Flamengo. A Chape tenta diminuir o prejuízo na Série A com uma nova vitória.
> Quatro Em Campo: volta do público na Série B e a decisão do Figueirense na C
Joinville de volta aos bons tempos
E parece mesmo que os bons tempos estão voltando ao futebol de Joinville. Na Série D do Brasileiro e no sistema mata-mata, o JEC enfrenta o Bangu depois de empatar no primeiro jogo em Moça Bonita, na zona oeste do Rio. O jogo na Arena de Joinville é neste sábado (18), às 15 horas.
O Joinville ainda não terá o torcedor no estádio. Espera o momento de melhor estrutura para atender o protocolo contra a pandemia.
O conselho técnico da Série B da CBF, reunido na tarde desta sexta, decidiu autorizar a presença de torcedores em jogos a partir da semana que vem. A decisão vale para Estados que estão autorizados pelo governo local, como é o caso de Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
> Opinião de Roberto Alves: “Finalmente o público de volta ao estádio”
Ao todo, 14 clubes votaram a favor da volta do público e seis contra. O Vasco já está intermediando seu jogo com o Cruzeiro, neste domingo (19), com a presença do público. Já havia sido acordado entre os clubes na reunião do dia 8 de agosto que seria preciso 13 votos a favor ou acima desse número para a volta do torcedor.
A partir então da 25ª rodada o torcedor volta aos estádios da Série B. O decreto catarinense autorizando a torcida a retornar aos estádio era apenas para jogos da FCF.
Um adendo: a presença de público vale apenas para a torcida local. Visitante não.