O futebol catarinense vive nesses dias momentos de muita preocupação. Chegamos a uma posição em que todos estão sob tensão. Claro, uns lá em cima da tabela e outro lutando para evitar uma trágica queda de série nacional. Estou me referindo aos três representantes catarinenses da Série B.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Florianópolis e região no seu WhatsApp

Mesmo a Chapecoense que liderou grande parte do campeonato e conquistou vaga para a elite deste ano está vacilando na disputa do título. Já teve chance de reassumir a primeira posição e empatou.

Nesta quinta-feira (21) tem nova chance por conta do tropeço do América, que não venceu o Brasil em Pelotas.

Uma vitória contra a Ponte Preta na quinta leva o verdão novamente à liderança da competição. No meio disso, uma dificuldade interna e financeira está prejudicando o andamento dos trabalhos da Chape.

Continua depois da publicidade

> Chapecoense empata e perde a chance de voltar a liderança

Um atraso significativo do 13º do ano passado está preocupando muito. Ninguém trabalha sem receber. É um direito de todos e os jogadores estão levando o time e a campanha ignorando a falta de pagamento, dignificando sua condição pessoal e honrando a camisa do clube.

Justo que neste momento a direção da Chapecoense faça um esforço redobrado para colocar a situação mais perto do normal.

> Debate Diário avalia goleadas contra o Figueirense e a favor do Avaí

Salto do Avaí

Avaí venceu o Juventude-RS pelo placar de 5 a 2 na terça-feira (19)
Avaí venceu o Juventude-RS pelo placar de 5 a 2 na terça-feira (19) (Foto: Frederico Tadeu / Avaí F.C.)

Acordou um pouco tarde? A pergunta está na boca do torcedor. A vitória diante do Juventude reascendeu a chama da esperança. A situação não favorece muito, mas os números dizem que é possível.

> Ainda há esperança: Avaí vence o Juventude por 5×2 na Ressacada

O que precisava ocorrer era o Avaí acreditar que dava pra chegar a algum lugar e isso aconteceu quando correu riscos contra o Juventus, mas se impôs com um bom futebol. Prova de que o time tem condições a partir de um esquema mais ofensivo.

Continua depois da publicidade

Sobre a tentativa do Avaí em anular o jogo de Maceió por conta do procedimento equivocado para anunciar em pleno jogo o resultado do teste do meia Valdívia, penso que é um direito do clube, mas dificilmente levará.

CBF pode até reconhecer que houve erro na forma do comunicado e o Avaí tendo que sacar seu jogador, que no momento era o destaque do time. Pode até encaminhar ao STJD, mas acho que o resultado não lhe será favorável. Em todo caso, o clube está seguindo os caminhos legais.

> Roberto Alves: Os bastidores do caso de Valdívia, que testou positivo para Covid-19 durante jogo do Avaí

Torcer, torcer e jogar

Figueirense foi derrotado pelo CRB por 5 a 1 na terça-feira (19)
Figueirense foi derrotado pelo CRB por 5 a 1 na terça-feira (19) (Foto: Douglas Araújo / CRB)

Situação do Figueirense ficou um pouco mais complicada depois da goleada sofrida em Maceió. Pior do que isso é o comportamento do time em campo, que oscila muito e não consegue ser regular em seus jogos.

Continua depois da publicidade

Próximo jogo é na sexta-feira (22) contra o Juventus, que está tentando voltar à Série A e precisa muito deste jogo.

> Roberto Alves: Jogo de Figueirense foi um desastre em Maceió

Que jogo vamos ter? Penso no alvinegro bem fechado e tentando surpreender no contra-ataque. Não há outra forma de atuar. O Juventude jogará sob pressão e se não o fizer de forma competente, pode ser surpreendido.

O problema maior é fazer este time do Figueirense jogar uma partida que será mais do que decisiva. Pode ser a sua permanência na Série B. Quando entrar em campo, já saberá o resultado do jogo Guarani e Vitória nesta quarta-feira. A imprensa baiana trabalha com a possibilidade de um empate para escapar do rebaixamento.

> Figueirense “seca” adversários diretos na Série B nesta quarta

Situação delicada para o alvinegro catarinense.

Destaques do NSC Total