O advogado e servidor municipal Gilberto de Souza Leal Júnior é o primeiro secretário anunciado pelo prefeito eleito Adriano Silva (Novo). Gilberto será o secretário de Governo, função hoje desempenhada por Afonso Fraiz na administração Udo Döhler. O futuro secretário, integrante da equipe de transição do Novo, passou pelo processo seletivo criado pelo partido para selecionar ocupantes cargos comissionados.
Continua depois da publicidade
> Eleição para vereador em Joinville: dois partidos são alvos de ações judiciais
> Futuro da passagem do ônibus em Joinville vira dilema
> Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui
Nesta fase, estão sendo escolhidos os secretários – dos 8,6 mil currículos enviados pelos interessados, 1.451 se inscreveram para os cargos de primeiro escalão, sendo selecionados 444 para as fases de entrevistas. Mais secretários devem ser anunciados nesta semana. Na sequência, serão escolhidos os diretores e gerentes. Os demais cargos de confiança serão definidos somente em 2021.
Continua depois da publicidade
Gilberto Leal Júnior foi presidente da então Fundamas no primeiro mandato de Udo Döhler, entre 2013 e 2016. A fundação foi extinta em 2017. Gilberto deixou o cargo para concorrer a vereador pelo PSB, em eleição que ficou na suplência. Outro cargo público ocupado por Gilberto foi a direção da Câmara de Joinville, entre 2005 e 2006. O servidor é analista de sistemas e está lotado na Secretaria de Planejamento da prefeitura de Joinville