O plano de expansão das ferrovias em Santa Catarina inclui a busca de inclusão no Novo PAC dos projetos para mais três ramais, se somando as duas já em fase de estudos, contratados pelo governo do Estado. Na soma das cinco ferrovias, são em torno de 850 quilômetros de ampliação da malha, com o principal objetivo de conectar a produção aos portos – atualmente apenas os terminais de São Francisco do Sul contam com acesso ferroviário, utilizado para exportação de grãos. A solicitação está em análise no Ministério dos Transportes.

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Bilionários, as novas ferrovias ainda não têm previsão de obras porque o Estado está buscando a modelagem financeira para custear os investimentos. O maior ramal previsto fica entre Chapecó e Correia Pinto, com 319 km e foco na movimentação da produção agroindustrial, além de outras cargas. O ramal terá conexão com a Malha Sul. O projeto básico contratado em outubro de 2022 deve ser concluído neste semestre. O custo da nova estrada de ferro é estimado em U$ 2 bilhões, equivalente a mais de R$ 11 bilhões.

Porto de São Francisco do Sul conta com ferrovia

A ligação entre Navegantes e Araquari, onde há conexão com a Malha Sul, está em fase de projeto executivo – é a iniciativa mais adiantada, ainda que também não tenha previsão de obras. São 62 km para a ferrovia entre os complexos portuários de São Francisco do Sul e Itajaí/Navegantes. O projeto fica pronto neste semestre. O custo da ferrovia será de US$ 300 milhões (em torno de R$ 1,7 bilhão).

As três outras ferrovias propostas ainda não contam com projetos contratados. O maior ramal dessa lista fica entre Correia Pinto e Navegantes, com 221 km. A partir dessa estrada de ferro, há plano para outro ramal, entre Rio do Sul e Tubarão, com quase 170 km de extensão, fazendo a ligação com a Ferrovia Tereza Cristina e porto de Imbituba. A outra ferrovia prevê conexão de 88 km entre o contorno ferroviário de Joinville e o Porto Itapoá.

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As ferrovias propostas

Chapecó – Correia Pinto: 319 km (em projeto básico)

Araquari – Navegantes: 62 km (em projeto executivo)

Correia Pinto – Navegantes: 221 km (projeto a ser contratado)

Rio do Sul – Tubarão: 168 km (projeto a ser contratado)

Joinville/Jaraguá do Sul – Itapoá: 88 km (projeto a ser contratado)

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