nsc
nsc

Rede Municipal

Câmara de Joinville defende estudo sobre adoção de OS em hospital

Compartilhe

Saavedra
Por Saavedra
09/05/2022 - 19h34
Tema há décadas, estadualização da folha de pessoal do hospital também é reivindicação
Tema há décadas, estadualização da folha de pessoal do hospital também é reivindicação (Foto: Arquivo AN)

A Câmara de Vereadores aprovou na sessão desta segunda-feira moção com pedido à prefeitura de Joinville de estudos sobre a implantação de organização social (OS) na administração do Hospital São José. A solicitação é para seja oferecido melhor atendimento “sem que se configure uma precarização da prestação de serviço”. A manifestação do Legislativo por meio de moção, é simbólica, sem efeito prático, mas serve de prévia sobre qual será a posição a ser tomada se eventualmente o município enviar projeto sobre o tema. Mas não existe data estimada para a remessa de tal matéria e é improvável que uma OS venha a assumir o hospital em curto ou médio prazos.

> Joinville ganhou 20 eleitores por dia, em média, desde o final de 2018

​​> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

A moção foi proposta por Henrique Deckmann (MDB) e teve o apoio da maioria dos demais vereadores presentes. Deckmann disse que os estudos sobre a OS no São José são necessários para que a prefeitura tenha mais recursos para a rede básica. “Não tem matemática que feche”, alegou o vereador.

O líder do governo, Érico Vinicius (Novo), foi favorável à moção, mas citou outras opções, como estadualização ou federalização da folha de pessoal do hospital. O governo Adriano Silva defendeu a adoção de OS ainda na campanha eleitoral, posição mantida até hoje. Mas ainda não foi definida a modelagem do eventual novo sistema, etapa anterior ao envio de pedido de autorização ao Legislativo.

A mudança feita pela atual gestão foi a atualização da lei municipal sobre organizações sociais, abrindo a possibilidade para mais setores e definido o regramento, mas sem tratar de nenhum contrato de forma específica. O único hospital administrado por organização social em Joinville é o Infantil – mas a OS assumiu o estabelecimento estadual logo após a inauguração.

> Prefeitura de Joinville veta projeto da Câmara sobre padronização de calçadas

> Prefeitura de Joinville veta projeto de novas regras para feiras itinerantes

> Sinduscon de Joinville define presidente para os próximos dois anos

> Com inflação maior, receita de Joinville com a Cosip volta a crescer

> Joinville já tem estudos em andamento sobre recuos de cursos d’água​​

​> Joinville tem proposta de rodízio de carros e motos em corredores de ônibus

Jefferson Saavedra

Colunista

Saavedra

Jefferson Saavedra traz análises e notícias exclusivas dos assuntos mais relevantes do Norte catarinense, com foco nos bastidores de todos os temas que envolvem especialmente Joinville e região, como política, segurança, mobilidade, saúde e educação.

siga Saavedra

Jefferson Saavedra

Colunista

Saavedra

Jefferson Saavedra traz análises e notícias exclusivas dos assuntos mais relevantes do Norte catarinense, com foco nos bastidores de todos os temas que envolvem especialmente Joinville e região, como política, segurança, mobilidade, saúde e educação.

siga Saavedra

Mais colunistas

    Mais colunistas