Cinco cidades do Norte de SC têm planos para alargamento de praias

Preparação está em diferentes estágios

Compartilhe:

Itapoá tem o projeto de maior porte no Litoral Norte para alargamento de praias (foto: Divulgação)

O ano começa com pelo menos cinco cidades do Litoral Norte com planos para alargamento da faixa de areia nas praias. Balneário Barra do Sul, Balneário Piçarras, Barra Velha, Itapoá e São Francisco do Sul têm planejamento, em diferentes estágios, para ampliação da orla. Há chance de início das obras em parte dos municípios.

Continua após a publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

Em Balneário Piçarras, onde obras de alargamento foram realizadas em 1998, 2002 e 2012, há planos para uso de 426 mil metros cúbicos de areia na orla. O segmento escolhido tem cerca de 2 km, entre dois molhes. Os editais de licitação foram lançados em 2023 e no ano passado, mas as concorrências não tiveram escolha de vencedor. Uma nova licitação deve ser preparada.

Continua após a publicidade

A prefeitura de Barra do Sul busca o alargamento para recuperar a faixa em pontos afetados pela erosão. O plano é fazer a intervenção em 4 km – a orla tem 14 km em Barra do Sul. Na solenidade de posse, o prefeito Ademar Borges (PSD) tocou no assunto: a nova administração pretende contar com apoio dos governos estadual e federal para tocar as obras. No ano passado, a prefeitura contratou estudo sobre a orla, que envolve também alargamento.

Em São Francisco do Sul, o alargamento é previsto para um trecho da Enseada, em projeto de revitalização da orla da praia. As obras estão em fase de licenciamento ambiental. O plano em Barra Velha é o alargamento da Praia Central, em etapa seguinte à conclusão dos projetos e do licenciamento dos molhes (novos e ampliações). A cidade do Litoral Norte teve o segundo maior crescimento proporcional em Santa Catarina desde 2010, com avanço de 126%. São 50,7 mil moradores em Barra Velha.

Itapoá tem o projeto de maior porte no Litoral Norte: perto da metade dos 12,8 milhões de sedimentos a serem retirados do fundo do mar, na dragagem do canal externo da baía da Babitonga, será usada no alargamento de praias. O canal será aprofundado para permitir o acesso de cargueiros de maior porte aos portos de Itapoá e São Francisco do Sul. As obras já contam com licença ambiental e serão bancadas pelo Porto Itapoá como antecipação de tarifas portuárias. A licitação deve ser realizada em 2025.

Tubulação terá de mudar de lugar antes de novo binário em Joinville

Continua após a publicidade

Hayek e Thatcher entram em discurso de posse do prefeito de Joinville

Câmara de Joinville reelege presidente e repete unanimidade

Continua após a publicidade

Ponte entre duas praias de SC que pode “encurtar” trajeto de 35 km ainda sem previsão de obras

Dez desafios para Adriano Silva para o início do segundo mandato em Joinville

Continua após a publicidade

Avenida dupla, VLT e parque: o que foi proposto para a ferrovia em Joinville há 15 anos

Em dez anos, investimento em duplicação em SC chega perto de R$ 1 bi; lote de 36 km é maior desafio