nsc
    nsc

    COM REGRAS

    Cloroquina poderá ser receitada para tratamento precoce a partir desta quinta na rede municipal de Joinville

    Compartilhe

    Saavedra
    Por Saavedra
    15/07/2020 - 18h03
    Medicamentos disponíveis em Joinville foram enviados pelo Ministério da Saúde
    Medicamentos disponíveis em Joinville foram enviados pelo Ministério da Saúde (Foto: Folhapress)

    Com uma série de regras e sem obrigatoriedade de ser receitada, a cloroquina está disponível na rede municipal a partir desta quinta-feira em Joinville na rede municipal para tratamento precoce de coronavírus ou mesmo de casos suspeitos. O medicamento até podia ser receitado, mas não era oferecido pelo SUS para pacientes em início de tratamento – na rede pública, a cloroquina vinha sendo utilizada em pacientes internados. O protocolo, baseado em normas do Ministério da Saúde, foi divulgado nesta quarta-feira. Os comprimidos foram enviados pelo governo federal.

    > Entidades reforçam apelo por lockdown em Joinville; prefeito volta a descartar medida

    > Desde o início da pandemia, 1.015 alunos migraram das escolas privadas para a rede municipal em Joinville

    A decisão de receitar a cloroquina caberá ao médico, com concordância do paciente: o protocolo apenas elenca os procedimentos a serem adotados, mas não determina o uso. O próprio protocolo de Joinville cita que não há “consenso científico” sobre a eficácia da utilização da cloroquina. A prescrição está condicionada à avaliação médica e realização de uma série de exames.

    A orientação da Secretaria de Saúde de Joinville é que, caso o médico venha a fazer a receita, que seja realizada na atenção primária: seria uma forma de garantir aos pacientes a realização dos exames. Mas médicos de outros níveis de atendimento poderão receitar, desde que tenham entendimento de que seja essa o tratamento. 

    A cloroquina estará disponível nas farmácias de cinco postos de saúde, espalhados em diferentes regiões da cidade. No entanto, a entrega só será feita com a apresentação da receita - que pode ser obtida em outros postos - e de termo de ciência e responsabilidade, entre outros documentos.

    Deixe seu comentário:

    Últimas do colunista

    Loading...

    Mais colunistas

      Mais colunistas