A instalação das estacas de cais flutuante em Joinville está usando balsa, ancorada na baía da Babitonga. A fase atual é de início da instalação das estacas de sustentação da estrutura à qual os píers flutuantes, de concreto, serão ligados. São 26 estacas, a serem instaladas até novembro, conforme informado pela prefeitura. O parque flutuante do Espinheiros deve ser concluído até março de 2026, em investimento de R$ 6,1 milhões. A região conta com via gastronômica especializada em frutos do mar. Os cais flutuantes, previstos também para outros pontos da cidade, serão áreas de convivência e incentivo ao turismo náutico.
Continua depois da publicidade
Confira imagens das obras
A instalação das camisas metálicas, fase inicial do estaqueamento, antes da implantação das armaduras e da concretagem, está sendo feita a partir da balsa, com apoio de guindaste. As estacas poderão chegar a profundidade de 30 metros, conforme a prefeitura. Em outra frente de trabalho, estão sendo construídos os módulos de concreto, passarelas e pórticos. Os cinco flutuantes terão 11 metros de comprimento e 3 metros de largura – interior com EPS (isopor) permite que flutuem.
A nova estrutura flutuante utilizará o trapiche já existente, que passará por reforma. A passarela, que fará a ligação do trapiche com os flutuantes, terá 38 metros de extensão. A área total do trapiche com flutuantes, ficará perto de 500 metros quadrados. Também serão instalados módulos para atracação das embarcações.
Como são os projetos dos trapiches
Por que concessão de porto em SC foi prorrogada até 2061
Joinville tem nova etapa para contratar R$ 360 milhões para parque e habitação
Continua depois da publicidade
Após receber camada de até 25 cm de concreto, rodovia será entregue em SC
Projeto para ferrovia mais ambiciosa em SC chega a 75% de execução e fica pronto em março
Por que bondes elétricos e VLTs ainda não estão nos planos de Joinville
Após reforma, estação ferroviária em SC deve reabrir em 2026, quando completa 120 anos
Mais famílias deixam o Bolsa Família em Joinville após aumento de renda












