Iniciativas em outras cidades, como o Bonde Urgente Digital, são acompanhadas, mas não há previsão em Joinville de adoção de outros modais de transporte, como veículos leves sobre trilhos (VLTs) ou veículos leves sobre pneus (VLPs), por exemplo. A licitação do transporte coletivo, sem estimativa de quando será lançada, prevê modernização do sistema, mas com manutenção dos ônibus convencionais.

Continua depois da publicidade

Região de Curitiba terá o Bonde Urbano Elétrico

Na semana passada, o governo do Paraná apresentou o Bonde Digital, modalidade de VLP elétrico, a ser testado a partir de novembro em rota da região metropolitana de Curitiba. O veículo elétrico percorre trilhos “virtuais”: o deslocamento é com pneus de borracha sobre o asfalto, mas com marcações digitais e sensores precisão para definição do caminho a ser percorrido. Há VLTs em operação ou implantação em outras cidades do País. Tradicionalmente, o custo é apontado como principal motivo para Joinville não adotar outros modais no transporte coletivo. Mas há outras alegações.

No momento, os ônibus convencionais são considerados mais adequados no planejamento municipal por uma questão de infraestrutura. A avaliação é que as modalidades como VLTs e VLPs precisam de infraestrutura correspondente, como corredores específicos. Dessa forma, as rotas são limitadas aos percursos determinados. Nessa análise, os ônibus são apontados mais adequados por causa da “versatilidade”. No entanto, a longo prazo, com a ampliação dos corredores e faixas exclusivas, onde será possível a eletrificação e automação, novos modais poderão ser oferecidos. Joinville tem 33 km de corredores de ônibus.

Após reforma, estação ferroviária em SC deve reabrir em 2026, quando completa 120 anos

Mais famílias deixam o Bolsa Família em Joinville após aumento de renda

Continua depois da publicidade

Como será a concessão do túnel submerso em SP; SC avalia modelagens para PPPs de grande porte

Contorno de R$ 1 bilhão em SC deve levar mais tempo para ficar pronto

Como está o andamento das obras e quando vai ficar pronta ponte “curva” de quase 200 metros em SC

Quais cidades cresceram mais de 100% em 15 anos em SC; nem todas estão no Litoral

Via portuária de 45 km em SC tem plano de duplicação

Cidade de SC busca recursos para construção e reforma de trapiches em baía, além de passarela