A busca de duplicação de estrada municipal de acesso a região portuária em Santa Catarina está dividida em diferentes frentes. A ampliação da via de 6 km em Itapoá tem custo estimado em R$ 50 milhões e faz a ligação com o Porto Itapoá e o futuro terminal portuário da Coamo, em fase de licenciamento e com estimativa de operação a partir do início de 2030. Como as estradas estaduais de conexão com a BR-101 já tem a duplicação prevista, a rodovia municipal é o segmento que faltará para a rota entre a rodovia federal e a região portuária ficar completamente duplicada. O corredor tem 45 km de extensão. Além da região portuária, as vias fazem acesso a Itapoá e ao litoral do Paraná.

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A estrada José Alves já tem movimento de 5 mil caminhões por dia, tráfego que vai crescer nos próximos anos. O projeto executivo para a duplicação da via foi contratado pelo Porto Itapoá e entregue ao município. A instalação do porto da Coamo é citada em uma das iniciativas em andamento, o projeto de pedido junto à Câmara de Vereadores de autorização para a contratação de até R$ 29 milhões junto ao BRDE.

Na justificativa, a prefeitura alega que a estrada municipal já não atende a atual demanda. É citado outro benefício, além da maior capacidade de tráfego. “A melhoria da infraestrutura viária impulsionará o crescimento dos empreendimentos logísticos, com projeções que indicam o aumento do número de empresas na retroárea na próxima década”.

A prefeitura quer deixar o empréstimo autorizado, mas busca outras fontes, como recursos federais, seja de forma direta, a ser repassada por ministério, ou por meio de emendas. O município tem ainda demanda pesada em pavimentação de vias urbanas. Também são buscados recursos com o governo do Estado. Outra possibilidade em análise é a parceria com a iniciativa privada, por meio de PPP.

A obra pode ser feita em etapas. Há proposta de construção de via paralela à estrada municipal, em traçado a formar binário de quase 4 km com a atual via. O traçado novo faria um dos sentidos de trânsito e a estrada existente ficaria com o outro. O caminho para a estrada municipal, a partir da BR-101, com rota pelas SC 416 e 417, será duplicado pelos governos de Santa Catarina e do Paraná (acordo dos royalties), o que torna a ampliação da estrada José Alves ainda mais urgente.

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