A concessão do túnel em São Paulo que inspirou proposta em Santa Catarina vai a leilão nesta sexta-feira: quem vencer o certame, ficará com construção e a operação do primeiro túnel submerso da América Latina, entre Santos e Guarujá. O modelo de construção também deve ser usado para a conexão entre Itajaí e Navegantes – a obra no Litoral Norte deverá ter a parceria pública-privada (PPP) lançada em 2026. A obra no litoral paulista serviu de inspiração para o projeto de mobilidade do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (CIM-Amfri).

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O projeto do túnel em Santos prevê 1,5 km de extensão, com 870 metros imersos sob o estuário. A travessia no local é feita por meio de balsas ou por via rodoviária, com mais de 40 km distância. A estrutura terá três faixas por sentido para veículos, com via exclusiva para VLT e acessos para pedestres e ciclistas. O custo é estimado em R$ 6,8 bilhões, com a maior parte sendo bancada pelos governos federal e de São Paulo, com participação da iniciativa privada. A concessão terá duração de 30 anos.

O túnel será construído com blocos de concreto a serem fabricados em superfície. Depois da produzidas e passarem por testes de vedação e impermeabilidade, as peças são levadas para o fundo do mar e conectadas. A estrutura ficará a 21 metros de profundidade e terá revestimento externo. Em Santa Catarina, o plano para a construção do túnel entre Itajaí e Navegantes é de estrutura com 548 metros, a ser instalada a 29 metros de profundidade.

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