nsc
    nsc

    Educação

    Como é feita a busca de alunos ausentes no ensino remoto da rede municipal de Joinville

    Compartilhe

    Saavedra
    Por Saavedra
    17/10/2020 - 11h00
    Retorno das aulas presenciais ainda não tem data definida em Joinville
    Retorno das aulas presenciais ainda não tem data definida em Joinville (Foto: Arquivo AN)

    O protocolo de busca dos alunos ausentes no ensino remoto nas escolas municipais de Joinville prevê contatos por telefone, e-mail e WhatsApp. A procura pelos pais e estudantes já vem sendo realizada desde o início da oferta do ensino à distância por causa da pandemia, mas há um conjunto de ações, o chamado fluxo da busca ativa no regime especial de atividades escolares não presenciais. Aprovado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, o protocolo foi divulgado nesta semana.

    > Volta às aulas em Joinville no dia 20 é descartada e retomada pode ficar para início de novembro

    > Pontuação cai, mas Joinville e região continuam em risco “grave” em matriz

    A busca pelos alunos inicia quando a escola observa que não há participação nas atividades online nem o material impresso é buscado no estabelecimento de ensino. Se a família é localizada, são passadas informações sobre o acesso ao conteúdo. Caso a família precise de assistência para o estudante participar do ensino remoto, há encaminhamento unidades da prefeitura de Joinville.

    Se a família não é encontrada nos contatos pelo telefone, e-mail e WhatsApp, após repetidas buscas, a informação chega a órgãos municipais, como de assistência social, por exemplo. As etapas seguintes, caso não seja efetuada a localização, serão à comunicação ao Conselho Tutelar e o preenchimento de formulário de busca ativa do MP.

    As aulas presenciais estão suspensas desde março e só devem ser retomadas quando a matriz de risco de Joinville e região recuarem de “grave” para “alto”. Há possibilidade de a alteração ocorrer na próxima semana, com chance de retomada no dia 26 de novembro ou, mais provavelmente, em 3 de outubro.

    Deixe seu comentário:

    Últimas do colunista

    Loading...

    Mais colunistas

      Mais colunistas