O impacto da passagem de trens de carga na área urbana de Joinville foi um dos principais temas no debate sobre a proposta do novo binário na zona Sul. Houve manifestações de temor em relação às filas na rua Monsenhor Gercino, que formaria o binário com a Florianópolis. A comissão especial se posicionou contrária à intervenção no trânsito se não forem providenciadas melhorias antes da implantação. A prefeitura vai analisar os pedidos antes de tomar decisão sobre a eventual mudança viária.

Continua depois da publicidade

Clique para receber notícias de Joinville e região no WhatsApp

No relatório do vereador Alisson Julio (Novo), aprovado por unanimidade na comissão, foram citadas as manifestações da comunidade sobre a passagem dos trens em horários de pico, com impactos no trânsito. Na pesquisa de opinião sobre o binário, realizada pela prefeitura, a preocupação com os trilhos foi uma das questões mais abordadas pelos participantes. Os vereadores procuraram a concessionária em Curitiba para reavaliação sobre os horários. Uma nova reunião será realizada em Joinville.

No relatório aprovado pela comissão, o pedido dos vereadores, em relação à ferrovia, é de melhorias na sinalização nas passagens de nível (cruzamento das ruas com a linha do trem). O ponto de maior preocupação é na Monsenhor Gercino. Em relação ao contorno ferroviário, o novo traçado da ferrovia para retirar a passagem dos trens de carga do perímetro urbano, não há definição de retomada das obras.

Joinville discute o contorno há duas décadas, ao menos. Em 2003, a prefeitura contratou o estudo ambiental, concluído em 2004. As obras foram iniciadas pelo DNIT no final da década, mas paralisadas em 2011 para revisão do projeto. Ainda há pendências a serem atendidas. A obra até voltará a ter previsão no Orçamento da União de 2024, mas não há como estimar quando será licitada. O custo ficará em torno de R$ 500 milhões.

Continua depois da publicidade

Vias marginais da BR-101 em Joinville viram a pauta da vez em mobilidade

Movimento por superciclovia no Norte de SC terá nova mobilização

Líder em empregos, setor de serviços alcança nova marca em Joinville

Prefeitura vai decidir futuro de novo binário em Joinville após Câmara pedir mais obras

Qual o plano em cidade de SC para novo parque, com mirante

Comissão da Câmara quer melhorias antes de novo binário na zona Sul de Joinville

VLP elétrico aparece como sugestão em proposta de expansão urbana de Joinville

Destaques do NSC Total