A prefeitura de Joinville está elaborando o projeto para a retificação de curva do rio Cachoeira, na área central da cidade. O local teve a demolição de prédio com 12 apartamentos e sala comercial (“prédio verde”) há dois anos. A área na avenida Beira-rio com a Nove de Março teve a implantação de espaço de convivência, ajardinado.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
A intervenção será feita para reduzir o estrangulamento das águas naquele ponto de curva, com impactos nos rios Cachoeira e Mathias, conforme afirmou o prefeito Adriano Silva em entrevista ao Jornal do Almoço, nesta terça-feira. A proposta de suavização da curva estava entre sugestões iniciais para o local, ainda em 2021, quando começaram as tratativas para a desapropriação da edificação. O alargamento da ponte da rua Nove de Março também foi cogitada.
Confira imagens do rio Cachoeira
Ainda sobre Cachoeira, o prefeito Adriano informou que estão em andamento os estudos para a dragagem do rio, com trechos com dois metros de assoreamento (acúmulo de lodo). A avaliação está levando em conta questões ambientais, como o local de destino dos sedimentos a serem retirados do leito do rio. Não há prazo estimado para a realização das intervenções.
Continua depois da publicidade
Quantos empregos foram criados pela indústria em SC em cinco anos
Quanto ainda falta para ser asfaltado em Joinville
Joinville quer acabar com a lei dos postes pintados de laranja
O que já foi feito na construção da Ponte de Guaratuba, com 1,2 mil metros
Novo edital para áreas de escape em SC deverá “reposicionar” curva
Ponte de R$ 311 milhões em obras em SC terá reforço em financiamento internacional
Com elogios recíprocos, Jorginho e Adriano assinam repasse estadual de R$ 48 milhões para hospital