Duas cidades de Santa Catarina passaram da marca de mais de mil empregos criados na construção civil neste ano, com dados atualizados até julho pelo Caged, o sistema de acompanhamento do mercado de trabalho formal. A líder é Itapema, com o surgimento de 1.617 novos empregos (diferença entre contratações e demissões) neste ano. O segundo lugar ficou com Navegantes, com 1.005 vagas criadas em 2023. Joinville e Itajaí aparecem na sequência (confira na lista abaixo a lista das dez cidades que mais criaram empregos no setor neste ano no Estado).

Continua depois da publicidade

Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Desde 2020, quando passou a ser usada a atual metodologia de registro de contratações e demissões do Caged, Itapema nunca deixou de estar presente entre as quatro cidades que mais abriram empregos na construção civil no Estado. No ano passado, por exemplo, a cidade ficou em quarto lugar, atrás de Navegantes, Joinville e São José.

Em 2023, Itapema teve avanço na geração de empregos na construção, na comparação com o ano passado, principalmente na construção de edifícios, com as atividades de incorporação de empreendimentos em segundo lugar. O setor lidera com folga na geração de empregos na cidade – os serviços abriram 251 vagas no ano, ou seja, um sexto do líder. No conjunto dos segmentos, Itapema criou 1,7 mil empregos neste ano.

Líder na criação dos empregos na construção civil em Santa Catarina no ano passado, Navegantes está em segundo lugar em 2023. Ainda que elevado, o atual desempenho fica abaixo do registrado no mesmo período do ano passado. O setor lidera na geração de empregos neste ano, seguido de perto pelos serviços. Na soma das diferentes atividades, Navegantes tem 2,6 mil vagas criadas no ano. É o quarto melhor resultado geral no Estado neste ano, atrás de Joinville, Itajaí e Chapecó.

Continua depois da publicidade

As dez mais

As cidades de Santa Catarina que mais criaram empregos na construção civil neste ano (saldo entre contratações e demissões)

1º) Itapema  1.617

2º) Navegantes      1.005

3º) Joinville 838   

4º) Itajaí      800

5º) Florianópolis   579

6º) Balneário Camboriú  578

7º) Nova Trento    538

8º) Blumenau       475

9º) Porto Belo       402

10º) Chapecó        394

Fonte: Caged (entre janeiro e julho)

Mulheres mantêm liderança na ocupação das novas vagas de emprego em Joinville

Joinville inicia pesquisa sobre proposta para maior binário da zona Sul; confira traçado

Parque estadual de SC tem início de construção de centro de visitantes

Estudo aponta custo de R$ 1,7 bi para transferir redes de água para calçadas em Joinville

Estudo do solo também entra em plano da Águas de Joinville sobre consertos em ruas

Após ausência, contorno ferroviário de Joinville reaparece no orçamento