O edital da concorrência para a dragagem do canal externo da baía da Babitonga passou por alterações e o prazo para a apresentação de propostas foi ampliado do começo de junho para o início de julho – as informações oficiais sobre a licitação estão no site do Porto de São Francisco do Sul, responsável pelo certame. A mudança não deve alterar a estimativa de início dos trabalhos ainda em 2025, com dez meses para a execução, a partir da ordem de serviço. Além na data das propostas, também houve mudança em um item técnico sobre as modalidades de dragas.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

A ampliação do calado do canal externo de 14 para 16 metros vai permitir a movimentação de cargueiros de maior porte nos portos de Itapoá e São Francisco do Sul. As obras serão bancadas pelo Porto Itapoá, em antecipação do pagamento de tarifas portuárias. A modelagem financeira é inédita no País.

Confira imagens

Em outra iniciativa inédita, parte dos sedimentos a serem retirados na dragagem será utilizada no alargamento de praias em Itapoá. Será a primeira vez em que o material de intervenção portuária será usado na ampliação da orla. A areia será depositada nas praias de Figueira do Pontal, Pontal do Norte e Princesa do Mar. Serão 6,4 milhões de metros cúbicos de sedimentos.

“Manifesto” com pedido de mudança em regra do ICMS em SC tem adesão de 194 prefeituras

Continua depois da publicidade

ANTT autoriza mais uma faixa em um dos principais acessos de Joinville

Quanto vai custar a construção de ponte de quase mil metros em obras em SC

Revisão de projeto de duplicação em SC pode “imitar” ferrovia e sugerir novos contornos

Joinville prepara regulamentação para bicicletas e patinetes elétricos

Via movimentada de 3 km em Joinville está mapeada para requalificação

Associação chega aos 50 anos em Joinville com público de mais de 100 mil pessoas